Em reportagem publicada nesta segunda-feira, 20, o SBT News mostrou traficantes vendendo drogas na central de abastecimento de alimentos Pátio do Pari. O local está localizado no bairro Brás, na zona leste de São Paulo.
A equipe de reportagem do programa Primeiro Impacto gravou os criminosos disfarçados de funcionários. Escondidos entre os veículos, os traficantes vendiam a droga no estacionamento do Pátio do Pari.
O tráfico de drogas invade São Paulo
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, houve um aumento de quase 10% no tráfico de drogas no Estado, em relação ao ano de 2023.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
De janeiro a novembro de 2023, a secretaria registrou 4,6 mil ocorrências. Já em 2024, houve 5,1 mil casos registrados pela polícia.
O tráfico de drogas é a principal fonte de renda e financiamento dos maiores grupos criminosos que atuam no Brasil e no exterior. Ao SBT News, o delegado Edson Pinheiro disse que é necessário a “descapitalização do crime organizado” para combatê-lo.
“Minicracolândia”
Há anos, no entanto, os administradores da capital paulista não conseguem vencer o tráfico e o uso de drogas na cidade. A Avenida Roberto Marinho, situada na zona sul de São Paulo, enfrenta problemas com o aumento de usuários de drogas e de pessoas que moram na rua. As barracas que foram armadas no local levaram os moradores a chamarem a área de “minicracolândia”.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os problemas como barracas de sem-teto, acúmulo de lixo e falta de iluminação agravam o problema. Em resposta, a Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Civil Metropolitana reforçaram o policiamento na região.