O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autorizou nesta quinta-feira, 23, a abertura de licitação do Trem Intercidades (TIC), ligando Campinas, no interior do Estado, à capital paulista. O decreto, publicado no Diário Oficial, estabelece que o prazo da concessão será de 30 anos, a partir da data de início da operação comercial.
A modalidade é de concorrência internacional e o governo do Estado prevê acordo com aporte de R$ 12,8 bilhões para a infraestrutura, incluindo a construção e modernizações.
O vencedor da concessão do projeto Trem Intercidades vai operar o serviço de 64 minutos no trecho entre as estações Barra Funda e Campinas Central, além de linhas de transporte entre as cidades.
De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a publicação do edital de licitação será em 31 de março, e o leilão pode ocorrer até novembro deste ano.
No início de março, durante um evento em Paulínia, Tarcísio garantiu que a tarifa do futuro trem terá valor “equilibrado” para atender a maior quantidade possível de pessoas.
“Fica autorizada a abertura de licitação, na modalidade de concorrência internacional, para concessão patrocinada da prestação do serviço público de transporte de passageiros do Projeto TIC Eixo Norte”, informa trecho da publicação em Diário Oficial.
Vejam a quantidade de empregos, alivio das rodovias para a capital SP e o desenvolvimento que isso vai gerar!
Parabéns Tarcísio, o seu trem ficará pronto bem mais rápido do que o Trem-PCC. Ops ! Trem bala. Com certeza o bala vai ficar para a próxima encarnação.
Parabéns Gov. Tarcisio! Que vergonha, para os paulistas, que ao final do primeiro quarto do século 21 ainda não existam essas e outras conexões e vias ferroviárias no estado.
Finalmente, um governador a altura do estado! Quem dera tivéssemos um presidente a altura do Brasil; não um descondenado, chefe da orcrim.
São Paulo vai crescer ainda mais, e contrastar, mais ainda, com os governos entregues aos corruptos esquerdopatas.
Grande Tarcísio!
Esse trem é promessa do PSDB desde 2002, ou seja, há mais de 20 anos.
Se procurarem na internet, irão achar as matérias da época em que o Secretário de Transportes Jurandir Fernandes anunciava o “trem bandeirante” interligando as principais cidades de SP.
Tarcísio, em menos de 1 ano, parece que está tirando a ideia do papel.
Governador Tarcísio mais preocupado em olhar para o futuro, gerar progresso, empregos, facilidades de locomoção, ao invés de ficar falando mal dos antecessores e ameaçando com palavras de baixo calão as pessoas de outros espectros políticos. Ele tem planos de governo, não planos de vingança. Pela primeira vez, depois de décadas, os paulistas tiveram a oportunidade de fazer uma boa escolha, e fizeram. Espero que nas próximas eleições municipais tenhamos um nome de respeito para concorrer à prefeitura de São Paulo. PSDB é página virada. Graças a Deus.
Boa, Tarcísio! Quem sabe, faz. Quem não sabe, se vinga.