Uma das duas únicas rotas ferroviárias regulares de trem de passageiros no país, a Estrada de Ferro Vitória a Minas voltou a operar integralmente, ligando Belo Horizonte a Cariacica (ES).
O trem de passageiros estava com as operações suspensas para manutenção nas vias. A recente paralisação se soma a outras ocorridas nos dois últimos anos por causa da pandemia da covid-19.
A estrada de ferro, que iniciou as atividades na primeira década do século passado, margeia o Rio Doce e passa por montanhas e vales na divisa entre os Estados, além de trechos de Mata Atlântica no Espírito Santo.
A ferrovia tem mais de 600 quilômetros de extensão no transporte de passageiros e atende 42 municípios dos dois Estados, com 30 pontos de embarque e desembarque, numa viagem feita em 13 horas.
Um país fora do trilhos
O repórter de Oeste Dagomir Marquezi embarcou em um dos trens da Estrada de Ferro Vitória a Minas e transformou a viagem em uma reportagem. “Não é um trem-bala, não exibe nenhum tipo de luxo ou tecnologia de ponta. Mas permite aos seus privilegiados passageiros viajar de volta à magia que nos foi roubada”, contou.
“E, como se a gente estivesse na Suíça, o trem começa sua jornada exatamente na hora prevista — nem um segundo a mais, nem um segundo a menos. Ele é puxado por uma veterana locomotiva GE Dash9 40BBW — um monstro de 4 mil cavalos de força e 192 toneladas made in USA, pintada de rosa, com o número de identificação 1288 sobre os para-brisas. Os carros foram comprados na Romênia há sete anos e mostram suavidade, estabilidade e silêncio quando começam a se mover.”
O presidente Bolsonaro através do ex- do ministro Tarciso , estão resgatando esse transito pelas estradas de ferro, não somente no famoso “ferro grão” mas como podemos ver , nesta viagem maravilhosa (entre outras que existem no brasil) de trem de turismo. Parabens a todos os envolvidos nesse projeto que alem de ser muito bom e muito barato, não pode ser comparado ao gasto que tem através de onibus e caminhão.
Adoro e sempre adorarei viajar de trem ! Eu aproveitei minhas viagens profissionais na Europa e só viajei de trem ,uma maravilha ! Só usei avião para ir trabalhar na Inglaterra !
Importantíssimo o resgate da história e certamente será uma atração turística