Gravemente ferida em um acidente de bicicleta, em uma estrada de São Carlos (SP), no sábado 23, a triatleta brasileira Luisa Baptista, de 29 anos, foi transferida da Santa Casa de São Carlos para o Hospital das Clínicas, na capital paulista.
A mudança ocorreu depois que uma equipe de médicos intensivistas do Hospital das Clínicas visitou Luisa, no interior do Estado, para avaliar o seu quadro clínico.
+ Leia mais notícias do Brasil no site da Revista Oeste
Os profissionais optaram por realizar na atleta uma terapia de circulação extracorpórea, mecanismo que funciona como uma espécie de “pulmão artificial”. O método realiza o processo de troca gasosa, promovendo a oxigenação sanguínea adequada ao paciente.
O método conseguiu trazer uma evolução significativa no estado de saúde de Luisa. Com isso, os médicos viram a possibilidade de transferi-la para o Hospital das Clínicas, por meio de transporte aéreo.
Acidente na estrada

Na manhã do último sábado, 23, a atleta treinava com sua bike, na estrada municipal Abel Terrugi, distrito de Santa Eudóxia, em São Carlos (SP). Uma moto que transitava naquela via perdeu o controle e colidiu contra a bicicleta. De acordo com a Polícia Civil, o motociclista também ficou ferido.
Leia também: “Homem atira contra família em ceia de Natal no Paraná; 4 pessoas morreram”
Este ano, Luisa Baptista representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A triatleta também participou da edição de 2019 do Pan, em Lima (Peru), vencendo em suas categorias, individual e mista.
Ela ainda concorreu a uma medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), onde ocupou a 32ª colocação.
Confira: “Presidente do Ibama culpa órgão do governo Lula por atraso em obras em rodovia”