Karlla Conceição Araújo da Silva, turista do Mato Grosso (MT) que estava com o marido na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, filmou o momento em que um raio caiu e matou o guia de turismo que os acompanhava, Leilson Souza, no último domingo, 19.
O guia tinha 36 anos. Karlla, que tem 26 anos, estava gravando a paisagem da região quando o raio atingiu Souza. Antes de o raio cair, é possível ver o guia nas imagens se afastando do grupo para uma das pontas da localidade.
Mulher filma o exato momento em que raio cai e mata um guia turístico. O homem, de 36 anos, acompanhava a turista Karlla e seu marido, durante um passeio na Pedra da Gávea e morreu na hora. pic.twitter.com/aozJgHF8SJ
— NITERÓI INFORMES (@NiteroiInformes) November 20, 2023
Karlla chegou com o marido no Rio há uma semana, e a Pedra da Gávea seria o último passeio do casal antes de voltarem para o Mato Grosso nesta segunda-feira, 20. Ela também disse que o grupo inteiro sabia sobre a chance de chuva no domingo, mas que decidiram seguir com o passeio porque o tempo estava inconstante.
Guia turístico atingido por raio disse que o passeio poderia continuar apesar da previsão de chuva
![guia raio 2](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/11/guia-raio-2.jpg)
O passeio à Pedra da Gávea dura cerca de duas horas de subida e mais duas de descida, alternando entre trilha a pé e uso de corda de rapel.
Leilson Souza tinha cerca de dez anos de experiência como guia turístico. Segundo Karlla, ele disse que o tempo muda de uma hora para a outra e que o passeio poderia acontecer apesar da previsão de chuva.
“No meio do caminho começou a chuva, uma garoa”, disse Karlla ao portal g1. “Ele (o guia) perguntou se queríamos continuar e todo mundo decidiu que sim. O guia disse que tinha a chance de chegar no final e ter uma vista com sol.”
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste
Karlla também disse que todo o grupo sentiu o impacto do momento em que o raio caiu. Ela chegou a ligar para o resgate, mas não conseguiu falar. O marido dela fez outra ligação e conseguiu chamar os bombeiros.
“Foi desesperador”, disse Karlla. “Eu só sabia chorar e a gente entrou em desespero total. Eu queria descer mas ao mesmo tempo tinha medo, porque podia cair mais raio. A nossa corda teve que ficar, porque como ele estava sentado na beira, tinha chance de ele cair para frente.”
O corpo do guia turístico foi removido por um helicóptero. Leilson Souza gostava de publicar registros de passeios na Pedra da Gávea e outras montanhas em suas redes sociais.
Ninguém sabe o dia nem a hora
Tragédia à parte, o que se vê é uma gordinha se exibindo para a câmera, um barulho e um susto. É esse o conteúdo jornalístico deste post. Lamentável.