Imagens de uma vaca sobre o telhado de uma casa, no município de Estrela, no Rio Grande do Sul, chamaram atenção nas redes sociais nesta quinta-feira, 7.
O animal havia se abrigado no segundo andar de uma residência, depois da elevação do Rio Taquari, em decorrência da passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Ao menos 41 pessoas morreram e mais de 10 mil estão desabrigados e desalojados. Há ao menos 25 desaparecidos.
Leia também: “Tragédia no RS: ovelha fica presa em fios elétricos”
Em um dos vídeos, uma pessoa chama a vaca, Mimosa, que responde com mugidos. Uma força-tarefa foi organizada para retirar o animal, com a contratação de um guindaste.
No entanto, o equipamento não chegou a ser utilizado: com a movimentação e o peso do animal, o telhado cedeu. A vaca caiu para a área interna da residência, mas não ficou com ferimentos graves.
O proprietário da vaca, Pedro Nelio Bauer, relatou à prefeitura de Estrela que havia deixado dois animais amarrados em um campo de futebol. O terreno ficava a cerca de 3 quilômetros de distância da casa em que ocorreu o resgate.
Um dos animais foi encontrado morto, enquanto o outro foi identificado sobre a residência. A principal hipótese é que a vaca resgatada tenha nadado até o telhado da casa, em meio à cheia do rio.
Bauer chegou a gravar um vídeo, em que fazia um apelo para que o ajudassem a resgatar a vaca — “antes que ela resolva pular, e eu perca o animal”. Depois do resgate, levou Mimosa de volta para casa
Estrela é um dos municípios mais afetados pelo extremo climático, com duas mortes confirmadas e milhares de moradores afetados. O Rio Taquari chegou a quase 30 metros em meio a uma cheia recorde.
Leia mais: “Lula ignora ciclone no Rio Grande do Sul e decide viajar para a Índia”
A prefeitura informou ter alertado a população sobre a situação desde a segunda-feira 4, mas que uma parte resistiu em deixar as casas. Neste feriado de 7 de Setembro, as unidades de saúde foram abertas mais cedo para receber atingidos pela enchente.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de diversos municípios têm sido acionados para fazer o resgate de animais de telhados, valas e áreas alagadas em geral. Imagens de porcos retirados do alto de uma casa e do corpo de uma ovelha preso à fiação também chamaram a atenção.
Leia também: “Vídeo: mãe e bebê são resgatados de telhado no Rio Grande do Sul”
O Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva para os próximos dias, com possibilidade de vento forte e granizo. Um novo ciclone deve passar pelas proximidades do Estado nesta semana, mas mais distante da costa.
No momento, o aumento do nível de água que mais preocupa a Defesa Civil é o do Lago Guaíba, em Porto Alegre. O bairro Arquipélago, formado por 16 ilhas, e as áreas ribeirinhas da zona sul da capital gaúcha estão em alerta para inundações até sábado 9.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado