A vaca mais valiosa do mundo é brasileira, tem segurança 24 horas por dia e faz até skincare (cuidado diário com a pele). A informação foi divulgada pelo site G1 no sábado 8.
A preciosa Viatina-19 FIV Mara Móveis tem 4 anos de idade e vale R$ 21 milhões. Nascida no dia 17 de janeiro de 2019, seus responsáveis divulgam até que a vaca tem signo: o de aquário. Seus criadores são a Casa Branca Agropastoril e a Agropecuária Napemo e Nelore HRO. Os sócios se dividem nas responsabilidades de cuidado com a Viatina-19.
Os criadores também divulgam que a vaca mais valiosa do mundo tem até hobbies: comer e tomar sol. A personalidade dela é descrita como “mansa, mas geniosa, e sabe que é uma celebridade”, de acordo com a criadora, Lorrany Martins Pereira de Morais, da Agropecuária Napemo de Minas Gerais.
Vaca mais valiosa do mundo tem um quarto privativo, limpeza 24 horas por dia e usa xampu especial
O nome Viatina é uma homenagem à sua mãe, Viatina 03 FIV Mara Móveis. O “19” vem do ano em que ela nasceu. “FIV é o método por onde foi feita, a fertilização in vitro. Mara Móveis faz referência à Nelore Mara Móveis, empresa responsável pela fertilização e que tem base em Nova Iguaçu de Goiás.
Como vaca mais valiosa do mundo, a Viatina-19 tem um “quarto privativo”. Ela passa as noites e faz suas necessidades fisiológicas numa baia só dela, que conta com limpeza 24 horas por dia. “Sempre tem alguém para tirar as fezes e limpar a palha de onde ela fica”, diz Lorrany.
A Viatina-19 toma banho com um xampu especial hipoalergênico “para não gerar irritação” e não alterar o pH de sua pele. Em dia de eventos, a vaca mais valiosa do mundo faz um tratamento especial na pele, inclusive nas orelhas, que são hidratadas com óleo de girassol para ganhar brilho e ter a beleza evidenciada.
Leia também
Seu quarto privativo também não significa que ela viva na solidão: ele tem um acesso para a área externa cercada, onde a Viatina-19 toma sol, se movimenta e socializa com outros bovinos. Segundo sua criadora, ela gosta de roubar comida dos colegas.
“A porteira da baia, inclusive, tem uma proteção por sensor”, diz Lorrany. “Quando a gente a tranca à noite, qualquer movimentação que abre a porteira ativa o alarme da fazenda.”
A Viatina-19 é a vaca mais valiosa do Brasil e do mundo, porque é um banco genético que permite diferentes produções. “Se você quiser produzir animais de pista, ela vai oferecer toda essa beleza racial”, explica o médico-veterinário Cleiton Acelves Borges. “Se quiser produzir carne ao consumidor, ela vai oferecer toda a qualidade de carne nobre.”
É uma honra ter um animal tão completo e ser a mais valiosa do mundo e ser brasileira, agora que o MST sabe da existência dela, redobrem a vigilância, caso contrário ela vai ser sacrificada e gerará um belo churrasco.