Na quarta-feira 20, uma vaca — literalmente, uma vaca — “aproveitou” a piscina de uma boate da cidade de Anápolis, no Estado de Goiás. Um vídeo de celular mostra homens resgatando o animal.
A expressão popular “a vaca foi pro brejo” diz respeito a uma situação em que tudo ia bem, até dar errado. Mas, neste caso, a expressão não se aplica: o mamífero saiu são e salvo da piscina, apenas assustado, compreensivelmente.
Leia também: “Horário de verão: ministério indica não haver necessidade de voltar”
O vídeo, que o Jornal Anhanguera (telejornal local da Rede Globo) divulgou, mostra a “Mimosa” já dentro da água. Ao avistar os humanos, ela troteou como pôde ao seu encontro. Aparentemente, a piscina dava pé.
Trabalho em equipe
Com uma corda improvisada, eles conseguiram laçar o animal, que contribuía, como se percebesse que os homens queriam ajudá-lo a sair dali. Por fim, o final feliz: a vaca não foi para o brejo — e ainda aliviou o calor goiano. Ela já está com o dono, vizinho da boate.
Como era de se esperar, o animal não deu entrevistas. Portanto, não se sabe se ele tentou beber a água da piscina e acidentalmente caiu, ou se teve mesmo a intenção de se refrescar. Um caso semelhante aconteceu em 2021, na mesma cidade de GO.
Onda de calor representa perigo
Na quarta-feira 20, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o seu alerta laranja (emitido na segunda-feira 18) para vermelho em nove estados brasileiros. Isso representa “grande perigo”, conforme os critérios e a nomenclatura adotados pelo Instituto.
Leia mais e previna-se: “Alerta vermelho: Inmet sinaliza ‘grande perigo’ para 9 estados pela onda de calor”
O Brasil passa por uma onda de calor incomum para esta época do ano, que requer cuidados adicionais. As recomendações do Inmet incluem beber bastante líquido, evitar atividades físicas sob o sol forte, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente.