Em junho deste ano, devem começar os testes em humanos da Versame, uma vacina em desenvolvimento no Brasil para combater a covid-19. A estimativa é de Helena Faccioli, CEO da Farmacore, startup de biotecnologia que conta com apoio da USP e financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para desenvolver o imunizante — o custo total do projeto é orçado em R$ 340 milhões.
Leia também: “Nova remessa de vacinas da Pfizer chega amanhã”
Em 15 de março, a empresa ingressou com o pedido para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar os testes em humanos nas fases 1, 2 e 3. Passados dois dias, o órgão requisitou mais documentos, que, segundo a fabricante, serão enviados em breve. Caso a permissão seja concedida, 360 voluntários participarão das duas primeiras fases — 240 receberão o imunizante e o placebo será aplicado nos demais. A terceira etapa terá 20 mil participantes.
“Se tudo correr bem, até o fim do ano a gente pode começar a vacinar”, afirmou Helena. “Tem que começar a produzir lotes comerciais já.” De acordo com a executiva, a empresa pretende iniciar a produção do imunizante em larga escala antes mesmo da aprovação do produto pela Anvisa.
Torçamos muito para que funcione! Ficarmos independentes dos “”cientistas”” do exterior é um alento! 💪💪💪
Eu me apresento como voluntário para receber o placebo.