Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) identificou sete ações de vândalos em torres de transmissão desde a semana passada. Foram quatro torres derrubadas e outras três tentativas. Em nota emitida nesta segunda-feira, 16, a agência afirmou que “não houve interrupção do fornecimento de energia em virtude dessas ocorrências”.
As instalações atingidas pertencem à Eletronorte, à Evoltz, a Furnas, à ISA CTEEP e à Taesa. Segundo a Aneel, as empresas “estão atuando nas avarias detectadas, e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela agência”.
O Ministério de Minas e Energia encaminhou ofícios para os governos de São Paulo, Rondônia e Paraná, solicitando que adotem medidas preventivas e investiguem os atos de vandalismo. Também foram acionadas transmissoras de energia e a Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate).
Na terça-feira 10, foi montado um gabinete de crise para lidar com a situação. O grupo é formado pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Relacionadas
Registro das ações, segundo a Aneel
- Segunda-feira 9 de janeiro — Furnas alertou para a queda de uma torre e danos em três, em Medianeira (PR);
- Segunda-feira 9 de janeiro — Eletronorte registrou a queda de uma torre e danos em outras duas. A companhia informou haver sinais de vandalismo;
- Segunda-feira 9 de janeiro — Evoltz comunicou a queda de uma torre e o corte de dois cabos de sustentação, em Porto Velho (RO). Informou também haver sinais de vandalismo;
- Quinta-feira 12 de janeiro — Taesa reportou danos em uma torre em Rio das Pedras (SP);
- Quinta-feira 12 de janeiro — ISA CTEEP registrou danos em uma torre em Palmital (SP).
- Sexta-feira 13 de janeiro — Furnas informou que houve vandalismo em uma torre em Tupãssi (PR); e
- Sábado 14 de janeiro — Eletronorte alertou para a queda de uma torre, em Vilhena (RO).
Essas empresas são privadas? Se sim, já sabemos o grupo que está encabeçando os ataques? Basta avaliar no passado, qtos atentados ocorreram, então porque agora?
Interessante nesse caso ninguém ser preso. É tão discreto derrubar uma torre de energia….
Questão de segurança nacional. As autoridades numa situação dessa,tem por obrigação autorizar o abate dos indivíduos causadores dos danos.
Evidentemente são crimes cometidos por grupo organizado e coordenado em escala nacional. Por que? Com que objetivo? Evidentemente não vão paralisar a rede. São provocações propositadas para justificar medidas de exceção.
Perfeito raciocínio, Sr. Antonio. Acreditando que os órgãos de INTELIGÊNCIA de Estado (GSI ABIN), Guerra Cibernética do EB, meia dúzia de universitários calouros, e a trupe que tomou o poder em Brasília, já sabiam. Porque não agiram com força preventiva?