Com crescimento, área preservada paulista é maior que territórios equivalentes a Dinamarca, Países Baixos e Suíça
Enquanto investidores nacionais e internacionais demonstram preocupação com questões ambientais no Brasil, o maior polo econômico do país amplia seu espaço verde. Denominado de “Inventário Florestal“, relatório divulgado na última semana indica que a área de vegetação nativa aumentou no Estado de São Paulo.
Leia mais: “A mentira da ‘floresta em chamas’”
De acordo com os números divulgados pelas autoridades paulistas, a vegetação nativa corresponde a 22,9% de todo o território do Estado. Em número absolutos, esse dado é “traduzido” em mais de 5,6 milhões de hectares. Conforme mostra o relatório, são exatos 5.670.532 de hectares “em vários estágios de recomposição”.
Ainda segundo os responsáveis pela nova edição do “Inventário Florestal”, o patamar atual registra crescimento de 5% ao decorrer da última década. Assim, segue caminho contrário do que era realizado na década de 1990. Na época, a vegetação nativa no Estado de São Paulo apresentava déficits.
“Desde 2015, já restaurou uma área equivalente a 28 mil campos de futebol”
“Estamos sempre trabalhando para mitigar, em todas as intervenções no território, o crescimento desordenado sem preocupação com a conservação do meio ambiente. Um bom exemplo é o Programa Nascentes que, desde 2015, já restaurou 20 mil hectares, uma área equivalente a 28 mil campos de futebol, e cumpriu sua meta neste ano. O desenvolvimento de programas e práticas de agricultura sustentável também contribuiu para esse resultado, sem perder sua pujança econômica”, diz secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
Comparações
O avanço da vegetação nativa coloca o Estado de São Paulo com destaque em relação à Europa, por exemplo. A Agência Ambiental Europeia aponta, conforme registrado pelo site da BBC em novembro de 2019, que o continente ganhou o equivalente a 10% de floresta desde os anos 1990. No ano passado, a Europa contava com apenas 3% do total de suas florestas sendo de mata nativa.
A vegetação nativa paulista é maior do que alguns países europeus, inclusive. As áreas de totais de Dinamarca, Países Baixos e Suíça são — cada um — menores do que a área preservada pelo Estado de São Paulo. Os Países Baixos têm, por exemplo, extensão territorial de 41.528 km². Por sua vez, a Suíça conta com 41.285 km². Um hectare é equivalente a 0,01 quilômetro quadrado.
MAIS: “Vídeo mostra um Brasil que alimenta o mundo e preserva o meio ambiente“