Se você é ligado à política e usa o TikTok, provavelmente já ouviu a música É Culpa do Sarto no aplicativo. A probabilidade é alta, pois o jingle do candidato à Prefeitura de Fortaleza André Fernandes (PL), com críticas ao atual prefeito e concorrente, José Sarto (PDT), soma 18,5 milhões de visualizações só na primeira publicação do material.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Sarto recorreu à Justiça para impedir a veiculação da música, mas o tribunal não concordou com o pedido. Em vídeo de divulgação da derrota do prefeito, Fernandes usou a música e alcançou mais 9,3 milhões de contas. Confira a letra da música e o vídeo abaixo.
“Se na sua rua tem buraco, é culpa do Sarto! / Seu lixo sendo taxado, é culpa do Sarto! / Na favela é vidro baixo, é culpa do Sarto! / Cidadão sendo assaltado, é culpa do Sarto! / Mas, para tudo mudar / Só depois do resultado / Quando André tirar o Sarto / Rua não vai ter buraco / Quando André tirar o Sarto / Lixo não vai ser taxado / Quando André tirar o Sarto / Fortaleza, tudo calmo / Quando André tirar o Sarto / Cidadão é respeitado.”
@andrefernandes_br Quando André tirar o Sarto… 😎✌🏻✌🏻
♬ som original – André Fernandes
Pelas plataformas on-line não se submeteram a divisas de cidades, muitas das quase 20 milhões de contas impactadas pela música não são parte da população de Fortaleza, de 2,43 milhões de pessoas.
O resultado não podia ser diferente: comentários inusitados. Entre eles, alguns como “tô quase transferindo meu título para Fortaleza só para tirar o Sarto” e “eu nem sei quem é Sarto e nem sou de Fortaleza, mas o André já ganhou hahaha”. Até o mineiro Nikolas Ferreira aderiu à música, em apoio ao colega liberal da Câmara dos Deputados.
@andrefernandes_br Mas tudo mudar, só depois do resultado… Quando André tirar o Sarto! 😎✌🏻✌🏻
♬ som original – André Fernandes
André Fernandes x José Sarto: a batalha de jingles
Em 11 de setembro, Sarto respondeu a Fernandes nas redes sociais, na mesma moeda: um jingle. O prefeito lançou a Tem Que Votar no Sarto, que atualmente soma 5,4 milhões de visualizações. Confira a letra da música e o vídeo abaixo.
“Cadê as obras que ele perguntou? / Tá na favela onde ele nunca pisou / É tanta obra que o caneco piou / Tá todo mundo vacinado / É culpa do Sarto! / Posto novo e reformado / É culpa do Sarto! Tijolinho para todo lado / É culpa do Sarto / Passe livre foi criado / É culpa do Sarto / E para a mudança não parar, o caneco vai rebolar / E contra o ‘fi’ do Bolsonaro / Tem que votar no Sarto!”
@prefeitosarto JÁ VIROU HIT! Para a mudança não parar, tem que votar no Sarto! 💪
♬ som original – Sarto
Assim como Fernandes, o prefeito recebeu comentários positivos no espaço de debate das publicações. Entre eles, alguns como “contra o ‘fi’ do Bolsonaro, tem que votar no Sarto” e “kkkkk eu estava esperando por esse momento”.
O efeito nas pesquisas
No dia da divulgação do jingle do candidato do PL, em 2 de setembro, o índice agregador de pesquisas, da CNN, mostrava a liderança de Capitão Wagner (União), com 27%, na capital do Estado do Ceará. Em segundo, Sarto, com 19%, seguido de Fernandes, com 18%. Um dia depois, 3 de setembro, Wagner tinha 28%, Sarto, 20% e Fernandes, 17%.
Já em 15 de setembro, três dias depois da publicação da resposta do candidato do PDT, Wagner tinha 27%, Fernandes, 22% e Sarto, 20%.
O Paraná Pesquisas divulgou, na última segunda-feira, 23, um levantamento que colocou André Fernandes na liderança das intenções de voto na capital, pela primeira vez, com 25,3%.
A última atualização do índice agregador da CNN é da última terça-feira, 24. De acordo com as pesquisas, André Fernandes está na liderança nas intenções de voto, com 25%. Ele é seguido por Wagner, com 21%, Evandro Leitão (PT), com 21% e Sarto, com 19%.
Leia também: “Pequenas prefeituras, grandes orçamentos”, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 236 da Revista Oeste
Se Fortaleza assiste à uma batalha de jingles, os ‘juízes do voto’ decidirão em dois turnos — a não ser que haja um nocaute logo no primeiro. Os ‘matemáticos do voto’, no entanto, apontam para uma derrota de Sarto.
É sério que uma música de péssimo gosto, com arranjos metálicos, parecendo que ao invés de bateria tem é máquina de lavar foi a responsável pela ‘virada’ nas pesquisas eleitorais? Sei não… parece troca de seis por meia dúzia, mas o bom da democracia é a alternância de gente no poder.
Fernandes, vem para Campos do Jordão, SP, para tirar o Sarto que está na prefeitura e mais um monte de Sartos que querem tomá-la de assalto.