A Câmara Municipal de São Paulo aprovou projeto de lei que retira o nome do bandeirante Domingos Jorge Velho de uma rua do bairro do Bom Retiro para homenagear Zumbi dos Palmares, uma figura reverenciada pelo movimento negro.
Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste.
De iniciativa do vereador Professor Toninho Vespoli (Psol) e assinado por outras duas vereadoras psolistas — Luana Alves e Silvia da Bancada Feminista, o projeto foi encaminhado para manifestação do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.
Na justificativa do projeto apresentado em 2020, Vespoli afirma que a proposta atende aos “anseios” do projeto Zumbi Resiste, de alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares, que fica na região.
Vereadores do Psol querem fazer ‘justiça histórica’ ao substituir nome de bandeirante pelo de Zumbi
Para eles, a ideia é fazer uma “verdadeira justiça histórica” ao trocar o nome de Domingos Jorge Velho (1641-1705), um bandeirante paulista “amplamente conhecido por suas expedições e genocídios de povos indígenas e extermínios da população negra quilombola na capitania de Pernambuco” por “uma figura que realmente lutou por liberdade, igualdade e justiça”.
Alguns historiadores, como Edison Carneiro, no livro O Quilombo dos Palmares, de 1947, afirmam que Zumbi dos Palmares (1655-95) tinha seus próprios escravos, que eram obtidos por meio de ataques a povoados próximos. Os escravos que, por conta própria, conseguiam chegar aos Palmares, eram considerados livres, mas os escravos raptados e levados à força continuavam escravos, afirma Carneiro.
+ STJ manda soltar vândalo que ateou fogo na estátua de Borba Gato
No Brasil, foi criado em 2011 um dia para homenagear Zumbi — 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, feriado em diversas cidades e Estados do país.
Nos últimos anos, os bandeirantes têm sido alvos de ataques da esquerda, que tenta reescrever a história. Em 2021, um grupo de vândalos ateou fogo à estátua de Borba Gato, no bairro de Santo Amaro.
Aguardemos a reação do Perfeito de SP.
Será que ele Lacra ?
Historicamente, se os Bandeirantes não tivessem existido, dois terços do Brasil seria espanhol.
MAS QUE FALTA DO QUE FAZER, DESTE PARTIDO INÚTIL!!!!!!!
Próximo passo desses partidos é inventar uma indenização social para todo Paulista pagar, uma vez vez que São Paulo é a terra dos Bandeirantes.
Viva as Bandeiras e os Bandeirantes !!!
Zumbi dos Palmares era um anarquista. Sou alagoano, e o aeroporto daqui também mudaram o nome, era Campo dos Palmares, e virou Zumbi dos Palmares, por obra de um governante comunista da época. Ronaldo Lessa, se não me falhe a memória.
Correção: os dois últimos parágrafos foram incluídos de forma equivocada. São trechos retirados de sítios da Internet, os quais balizaram minha publicação. Seu conteúdo está correto, mas não intencionei incluí-los na íntegra. Iniciam em “O Projeto Genoma Humano só terminou…” e “Foi descoberto que o genoma…”
Pelo que conheço de HISTÓRIA, o Brasil tem esse imenso território graças aos Bandeirantes que se adentraram nas florestas para conquistarem as terras e evitar que os Espanhóis o fizesse, quanto a ZUMBI, creio que se tratava de alguém que ao contrário de cuidar a proteger seus irmão, os negociavam com o homem branco, inclusive tinha propriedade de vários deles, TUDO NÃO PASSA DE NARRATIVA, os Vereadores devem derrubar esse decreto lacrador.
Em abril de 2003 – oficialmente – foi concluído o Projeto Genoma Humano. A partir de sua elaboração, foi possível saber que aquela sequência completa de DNA de um organismo é 99,9% idêntica entre toda a humanidade. Os malandros desse partido extremista são – antes de tudo – pouco mais que analfabetos funcionais. Só existe uma raça: a humana. E só há uma forma de fazer as pessoas conseguirem viver melhor: mais Capitalismo. Resgate histórico? Espero que não aconteça, todavia , se – e quando – o nome do logradouro for substituído, recomendo aos partícipes dessa iniciativa inútil verificarem quanto ela fez diminuir o preço do arroz, do feijão e de algo mais que interessa mesmo na vida das pessoas, independente da tonalidade de sua pele. Chega de ideais estúpidas!
O Projeto Genoma Humano só terminou oficialmente em abril de 2003, 50 anos após a descoberta seminal da estrutura molecular do DNA por James Watson e Francis Crick, que havia sido descrita em 25 de abril de 1953 na Nature.
Foi descoberto que o genoma humano possui 3,2 bilhões de nucleotídeos e que a sequência deles é 99,9% igual entre todas as pessoas. Apesar da enorme quantidade de bases, apenas 2% do genoma é usado para a síntese de proteínas.
Quero ver o que o Prefeito vai fazer . PL tem que arrumar um candidato urgente para São Paulo .
Zumbi dos palmares dono de escravos .
Psol, símbolo do que há de mais atrasado no mundo.
pqp!