Com sete anos de atraso e um custo final aproximado de R$ 3 bilhões, o contorno sul da Rodovia dos Tamoios deve ser entregue em 17 de novembro. A data de inauguração não foi confirmada.
Com 22,7 km de extensão, a estrada está na fase final. Ela vai ligar o trevo de Caraguatatuba ao Porto de São Sebastião, de modo a oferecer uma alternativa ao motorista. Parte da obra foi entregue de forma incompleta em 2022, pelo então governador João Doria.
A estimativa é que 10,2 mil veículos circulem diariamente pela via, de acordo com o governo estadual. O trecho norte, para quem vai a Ubatuba, passou a funcionar em dezembro do ano passado. No total, os dois contornos (norte e sul) somam 33,9 km, incluindo acessos.
Novo trecho da Tamoios vai aliviar trânsito para turistas
O contorno sul deverá tirar do fluxo veículos que passam pelo trecho urbano da SP-055 em direção a Ilhabela e às praias que ficam às margens da Rodovia Rio–Santos, a partir de São Sebastião.
A estimativa é que o trajeto, que termina na região do Porto de São Sebastião e no acesso à balsa para Ilhabela, exija menos de 20 minutos. A velocidade máxima da estrada será de 80 km/h.
Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, em feriados, motoristas levam até quatro horas para fazer esse trajeto. No período de festas de fim de ano, mais de 200 mil veículos, em média, trafegam pelo município. Em São Sebastião, no mesmo período, o fluxo é de 45 mil veículos.
Pistas terão pedágios com sistema free flow
Conforme o prefeito Aguilar Júnior (MDB), o trecho urbano da SP-055 ganhará fluidez, em razão, principalmente, dos “caminhões em direção ao Porto de São Sebastião, que passarão a utilizar a nova via como rota rápida e curta”.
Dos quase 34 km dos contornos norte e sul, metade é em pista simples, com a circulação de apenas um veículo por mão de direção. De acordo com a Concessionária Tamoios, será possível fazer alterações no projeto no futuro, se o governo quiser. As pistas terão cobrança de pedágio nos dois sentidos.
O valor será de R$ 5 para carros de passeio. Uma das novidades é o sistema free flow, em que câmeras instaladas na estrada vão identificar as placas de veículos ou o sinal das tags e fazer a cobrança automática.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste