Um avião bimotor com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu em uma área residencial no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira, 9.
A Polícia Militar informou que foi acionada às 13h28 para atender à ocorrência na Rua João Edueta, próxima à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
A Voepass Linhas Aéreas, dona da aeronave, informou que o avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esse tipo de aeronave tem capacidade para 68 passageiros. Ainda não há informações de vítimas.
Um avião bimotor de passageiros caiu em uma área residencial no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira, 9.
— Revista Oeste (@revistaoeste) August 9, 2024
A Polícia Militar informou que foi acionada às 13h28 para atender à ocorrência na Rua João Edueta, próxima à Rodovia Miguel Melhado de Campos… pic.twitter.com/QQwgWr8qg0
Hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP), cidade vizinha, estão mobilizados para receber feridos. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão no local.
De acordo com o portal FlightRadar24, o avião saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22. Segundo monitoramento feito pelo site, a aeronave estava a 17.200 pés de altitude um minuto antes de cair.
“Nós estamos acompanhando relatos da queda de um Voepass ATR 72 próximo a São Paulo, Brasil”, escreveu o FlightRadar24 no X/Twitter. “No momento, estamos processando dados granulares deste voo.”
We are following reports of a crash of a VoePass ATR 72 near São Paulo, Brazil. We are currently processing granular data from this flight. https://t.co/1MwrzhJ0gU pic.twitter.com/ozBx2sL5lZ
— Flightradar24 (@flightradar24) August 9, 2024
A moradora Nathalie Cicari registrou o momento da queda do avião, próximo à residência dela.
A moradora Nathalie Cicari registrou o momento em que um avião bimotor caiu próximo à residência dela, em Vinhedo, no interior de São Paulo.
— Revista Oeste (@revistaoeste) August 9, 2024
Segundo informações preliminares, a aeronave saiu de Chapecó (SC) em direção a Guarulhos (SP) e tinha capacidade para 68 passageiros. pic.twitter.com/kVFE8CocI9
Leia a nota da companhia aérea Voepass, dona do avião
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.“
Veja nota do aeroporto de Cascavel
“A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).“
Lamentamos profundamente. Uma pena.
É um Aeronave segura sim. Um Turboélice ATR-72.
Infelizmente isso pode acontecer.
Meus sentimentos às Famílias.
Muito triste.
Eu sou um apaixonado por Aviões!