Um casal foi resgatado nesta quinta-feira, 2, do telhado de sua casa alagada pelas enchentes dos últimos dias no município de Cruzeiro do Sul, localizado no Vale do Taquari, a 120 km da capital, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros realizou a operação de salvamento com a ajuda de um helicóptero da Brigada Militar.
Assim como várias famílias gaúchas, os dois moradores ficaram isolados no telhado da casa devido à rápida elevação do nível da água. As imagens do resgate foram divulgadas pela Brigada Militar do Estado.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Veja o momento do resgate
O vídeo mostra o helicóptero se aproximando enquanto o homem e a mulher se protegem no telhado parcialmente destruído de sua casa, que está totalmente alagada.
A mulher se segura na chaminé da casa para se proteger da ventania, e ambos carregam mochilas nas costas.
Os nomes do casal não foram divulgados. A mulher foi a primeira a ser colocada na aeronave. Em seguida, é possível ver os bombeiros passando instruções para o homem, que é também levado em segurança para dentro do helicóptero.
Leia também: “O que é microexplosão atmosférica, fenômeno esperado no Rio Grande do Sul?”
Calamidade pública
Em edição extraordinária publicada no Diário Oficial na quarta-feira 1º, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou estado de calamidade pública. A catástrofe causada pelas chuvas intensas atingiram 134 municípios gaúchos.
Leia também: “Rio transborda e força evacuação em bairro em Canoas (RS)”