Duas residências em Macaé, localizada na zona norte da capital do Rio de Janeiro, desabaram devido à ressaca do mar no último domingo, 19. Como os imóveis estavam vazios, não houve vítimas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As ondas fortes da ressaca do mar invadiram o calçadão do bairro Fronteira e atingiram construções. Os espaços já estavam desocupados, conforme informado pela Defesa Civil municipal.
A Prefeitura de Macaé esclareceu, por meio de uma nota, que “os imóveis atingidos pela água na faixa de areia do bairro Fronteira já estavam interditados anteriormente e possuíam registros em processos no Ministério Público.”
Também informaram no texto que os imóveis pertenciam a moradores que resistiam à transferência de suas residências. Nesta segunda-feira, 20, agentes da Defesa Civil municipal retornaram ao bairro Fronteira para conversar com famílias que seguem no espaço.
Defesa Civil atua para auxiliar diante da ressaca do mar no Rio
A Marinha do Brasil havia emitido um aviso que antecipava a ressaca do mar no Rio. Para auxiliar a população, atuaram, além da Defesa Civil, as secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação, Serviços Públicos e outros órgãos municipais.
Nesta segunda-feira, a Defesa Civil municipal voltou ao local. O secretário adjunto da corporação, Joseferson de Jesus, afirmou que seguem as tratativas com os moradores locais.
“Estamos trabalhando a questão da remoção das famílias remanescentes, tanto de uma área mais antiga que já era afetada, quanto da área nova atingida”, disse. “É ofertado o aluguel de emergência do município às famílias que precisam deixar a região.”
As equipes municipais continuam a monitorar a região 24 horas por dia. A prefeitura aconselha que, em caso de emergência, a população deve contatar o número 199 ou o WhatsApp (22) 99103-4275. O Corpo de Bombeiros também está disponível pelo número 193 para emergências.