A ponte que liga os Estados do Tocantins e do Maranhão desabou, neste domingo, 22, deixando uma pessoa morta, um ferido e nove desaparecidos. Um vídeo registrou o momento exato em que a estrutura caiu no leito do Rio Tocantins.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O local integra a rodovia BR-226, um dos trechos da estrada Belém-Brasília.
Pelas redes sociais, o governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, disse ter recebido com “tristeza” a informação sobre o desabamento da estrutura.
“Tivemos vítimas”, declarou. “Falei com o prefeito Wanderly Leite, nosso companheiro de Aguiarnópolis (TO). Ele disse ter perdido uma pessoa da cidade. Caíram veículos e motocicletas lá.”
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Barbosa disse ter acionado o Corpo de Bombeiros, além de um quartel e mergulhadores de Palmas. “O local tem uma profundidade acima de 50m e com grau de dificuldade grande”, afirmou.
“Mergulhadores de Palmas foram acionados para ir e troquei mensagem com o ministro dos Transportes, que vai decretar estado de emergência para reparação da ponte. Temos que cuidar, agora, das pessoas e das vítimas que caíram nesse terrível acidente”, acrescentou.
Ministro dos Transportes se pronuncia sobre desabamento de ponte
Pelo seu perfil oficial no Twitter/X, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a “interdição total” da BR-226 na área do Tocantins. O comunicado foi publicado neste domingo.
“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para interdição total na BR-226/TO, na ponte sobre o Rio Tocantins”, declarou. “O vão central da ponte que liga as cidades de Estreito/MA e de Aguiarnópolis/TO, com 533 metros de extensão, cedeu nesta tarde.”
O ministro de Lula também destacou que equipes da autarquia “estão se deslocando para o local visando avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias”.