Na tarde da terça-feira 19, um homem invadiu a pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Diante do fato, as operações foram suspensas por aproximadamente cinco minutos. Ele foi contido por seguranças do aeroporto e agentes das Polícias Militar e Federal.
Leia também: “Aeroporto de Congonhas é reaberto depois de avião ter problemas”
A presença do invasor foi notada por um piloto a bordo de um avião da Latam, que imediatamente relatou o incidente à Torre de Controle. Os operadores paralisaram as operações aéreas enquanto o homem era abordado pela equipe de segurança. Ao menos uma aeronave arremeteu devido ao fechamento.
Um vídeo publicado no YouTube mostra o momento em que o homem invade a área restrita do aeroporto, por volta das 17h40. Ele é visto correndo pelo gramado lateral e chega perto de aviões que estavam manobrando na pista.
Ele foi detido e encaminhado à 2ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), segundo a Polícia Militar. Lá, foi verificado que ele estava desaparecido. A ocorrência foi direcionada à Polícia Federal.
Outros acontecimentos recentes no Aeroporto de Congonhas
Na sexta-feira 15, as operações no Aeroporto de Congonhas foram suspensas depois de o local ficar sem energia elétrica.
Por causa do problema de energia, os trabalhos no terminal de passageiros ficaram parados por uma hora e meia. Além disso, pousos e decolagens tiveram de ser suspensos.
Leia mais em: “Operação no Aeroporto de Congonhas é retomada depois de interrupção por falta de energia”
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a queda de energia começou às 14h40. Alguns passageiros disseram ao jornal que uma fumaça saiu de um dos dutos de ventilação na sala de embarque remoto. No entanto, isso ainda não foi confirmado.
A falta de energia também afetou a Torre de Controle, o que deixou os operadores sem rádios e as aeronaves, sem comunicação. Com isso, ao menos dois aviões Airbus da Latam, um Boeing 737 da Gol e um Embraer da Azul ficaram parados na pista, sem poder se movimentar.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste