A prefeita de Santa Tereza (RS), Gisele Caumo, registrou em vídeo o momento em que uma ponte foi arrastada pela correnteza. A cena é resultado das fortes chuvas que atingem a região desde a última segunda-feira, 29. A cidade fica a 145 km de Porto Alegre.
A ponte, que era uma importante via de ligação entre Santa Tereza e outros municípios, foi levada pelas águas do Arroio Marrecão. Este último é afluente do Rio Taquari, que também enfrenta problemas em razão das chuvas intensas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A divulgação do vídeo nas redes sociais mostrou a situação crítica da ponte, que já estava danificada pela força da água antes de ser arrastada. Em razão da gravidade do caso, Gisele Caumo alertou a população sobre outros impactos das chuvas, como a obstrução de bueiros e os deslizamentos de terra.
Vídeo reforça as preocupações com as chuvas em Santa Maria
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de inundação para o Rio Taquari, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a cidade de Bento Gonçalves, próxima a Santa Tereza, registrou um alto índice de chuvas nas últimas 24 horas.
O Estado permanece em alerta para tempestades até quinta-feira 2, segundo o Inmet.
Santa Tereza, município da Serra Gaúcha com uma população de 1.505 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, é uma das localidades menos povoadas do Rio Grande do Sul.
Veja também: “Vídeo: caminhão bate em viaduto e carga cai sobre carros na Marginal Tietê”
A região é conhecida por sua proximidade com destinos turísticos populares, como Canela e Gramado, e se destaca por sua paisagem e atrativos naturais.
Ainda não há informações sobre a possível reconstrução de uma ponte provisória para restabelecer a conexão entre os municípios afetados.
E, prefeita. Você terá muito trabalho neste ano para resolver a situação do seu município. Boa sorte, você conseguirá.