As chuvas retornaram ao Rio Grande do Sul neste fim de semana, o que provocou inundações em diversas cidades. Em Três Coroas, situada a cerca de 100 km de Porto Alegre, as ruas foram tomadas pela água, que cobriu veículos e residências.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Às 19h46 do domingo 17, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de inundação do Rio Paranhana no Twitter/X. O rio passa pelas cidades de Igrejinha, Parobé, Três Coroas e Taquara.
Esta era a situação em Três Coração, no domingo:
🚨TRÊS COROAS/RS – Domingo, 16/06/24 pic.twitter.com/1MXavLeO3P
— 🇧🇷Anita (@bellanna) June 17, 2024
Veja vídeo gravado na região:
Parece vídeo antigo, mas não é. O Rio Paranhana está invadindo agora áreas de Igrejinha e Três Coroas. Os moradores estão sendo resgatados de botes. As últimas 24 horas foram bastante difíceis. São Luiz Gonzaga teve 1,2 mil casas teve atingidas. Em Dom Pedro de Alcântara, o salão… pic.twitter.com/DYwSjwnCz5
— Laura Sito (@laurasito) June 17, 2024
Nível do rio paranhana e impactos locais
A Prefeitura de Três Coroas anunciou às 17 horas que o nível do Rio Paranhana atingiu 3,5 metros. Internautas documentaram as enchentes em Três Coroas nas redes sociais.
“Pode parecer um vídeo antigo, mas não é; o Rio Paranhana está invadindo agora áreas de Igrejinha e Três Coroas”, relatou um usuário. Os moradores estão sendo resgatados de botes. As últimas 24 horas foram bastante difíceis.”
Alertas da defesa civil
Entre sexta-feira 14 e domingo 16, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu 12 alertas no site oficial para chuvas intensas, risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas em grande parte do Estado.
No sábado 15, uma “microexplosão” atingiu São Luiz Gonzaga, no noroeste do Estado. Esse fenômeno ocorre quando a nuvem não suporta a quantidade de água e despeja muita chuva em pouco tempo.
Semana começa com alerta laranja de tempestade na Região Sul
O primeiro dia útil da semana vai ser de clima adverso em parte da Região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta laranja de tempestade para esta segunda-feira, 17.
Conforme o instituto, a parte norte gaúcha e o oeste e o sul catarinense vão encarar a situação durante boa parte do dia. Isso porque o aviso vai ter início às 10h — e deve permanecer ativo até as 23h59 desta segunda-feira.
Para a previsão do tempo da vez, a equipe do Inmet reforça, mais uma vez, que o alerta laranja de tempestade ocorre em razão da combinação de três fatores:
- chuva de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia;
- ventos intensos, de 60 a 100 km/h; e
- queda de granizo.
De acordo com o Inmet, o alto volume de chuva, com ventania e granizo, pode resultar em interrompimento no fornecimento de energia elétrica. Além disso, estragos em plantações, alagamentos e quedas de árvores não estão descartados.