O vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha (RS) e ex-domador, Marcelo Santos da Silva, resgatou um cavalo em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em uma operação de socorro às vítimas das enchentes na última segunda-feira, 6, Silva salvou o animal. O cavalo estava quase completamente submerso.
“A gente estava resgatando pessoas, mas, quando vimos o cavalo, jamais deixaríamos ele morrer”, disse Silva, popularmente conhecido pelo apelido Gaúcho.
Nesta quinta-feira, 9, um outro cavalo foi resgatado de um telhado. A ação ocorreu depois de o animal passar quatro dias em cima de um telhado, também no mesmo município de Canoas.
As enchentes inundaram a cidade de Canoas, onde mais de 50 mil habitantes vivem em zonas de risco. Até agora, 15 mil pessoas foram realocadas para 55 abrigos. Além disso, 11 bairros precisaram ser evacuados.
O município de Santo Antônio da Patrulha, que fica a 80 km de Porto Alegre, não sofreu grandes impactos com as chuvas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Eu vi o cavalo andando por tudo quanto é lado, estava só com o focinho para fora”, contou o vice-prefeito. “Pulei na água, para botar uma corda, botei num jet ski e fui até dar pé para ele.”
Vice-prefeito recebeu elogios depois de salvar cavalo em Canoas
A ação de Marcelo Santos da Silva foi publicamente elogiada pelo prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo (PP).
Leia também: “Lula quer saber o que égua presa em telhado no RS pensava: ‘Fui dormir inquieto'”
“Ainda não conheci ninguém mais corajoso, mais coração e com ímpeto de salvar vidas que o meu vice-prefeito”, escreveu Massulo. “Só posso pedir a Deus que o conserve sempre assim.”
Leia mais
Depois do resgate, Silva retornou a Santo Antônio da Patrulha. A prefeitura organizou um centro de coleta de alimentos e um abrigo para 200 pessoas.
Leia também: “Deputados apresentam projeto de lei para destinar 50% do fundo eleitoral ao RS”