Depois das intensas chuvas que atingiram São Paulo nesta sexta-feira, 31, a capital paulista amanheceu este sábado, 1º, com diversos pontos de alagamento. A região do Jardim Pantanal, na zona leste da cidade, permanece embaixo d´água. Além disso, a Marginal Tietê apresenta vários pontos intransitáveis na zona norte.
Veja a situação na área nessas imagens compartilhadas na manhã de hoje, no Twitter/X:
Marginal Tietê tudo parado. Graças à Deus consegui desviar 🙏🙏🙏🙏 pic.twitter.com/pGdMluojdP
— 🇧🇷Daniel Siqueira 🚛🇧🇷 (@malukinho153) February 1, 2025
A Defesa Civil emitiu alertas de riscos severos para os moradores: “A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou o alerta preventivo até o próximo domingo, por conta da aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no Estado de São Paulo na quarta-feira, 29”, disse o órgão, em comunicado oficial.
Segundo comunicado, “esse fenômeno meteorológico virá com chuvas persistentes e volumosas e tem elevado os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do Estado”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já houve registros de enchentes e deslizamentos. Este vídeo mostra policiais militares resgatando família que teve casa alagada pela chuva na zona leste da capital:
Nível da água sobe e policiais militares resgatam família que teve casa alagada pela chuva na zona leste de São Paulo
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) February 1, 2025
➡️ Um recém-nascido de 3 meses, um bebê de um ano e duas mulheres foram resgatados pela PM.
Confira: https://t.co/4Mppyk4WWb pic.twitter.com/pOwwmytQkM
As autoridades alertam para o risco de novas inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra.
O fim de semana promete ser de chuvas intensas não apenas na capital, mas em todo o Estado de São Paulo.
Pontos críticos de alagamento em São Paulo
Durante a tempestade de sexta-feira, foram registrados dez pontos de alagamento, três córregos extravasados e cinco em estado de atenção, além de um deslizamento de terra e 19 quedas de árvores.
Na manhã deste sábado, a capital paulista já registrava 22 pontos de alagamento. As áreas mais afetadas incluem Casa Verde, Jaçanã/Tremembé e Santana na zona norte, a Lapa na zona oeste, além de Itaquera, São Miguel Paulista e Penha na zona leste.
Embora o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas tenha encerrado o estado de atenção às 6h30, muitos pontos críticos permanecem ativos na cidade.
Leia também: “Inmet faz alerta para chuvas intensas em grande parte do país no final de semana”