Anteriormente conhecida como Passaredo, a Voepass é a quarta companhia aérea que mais transporta passageiros no Brasil. Trata-se da empresa cujo avião caiu quando transportava 58 passageiros e quatro tripulantes nesta sexta-feira, 9.
Voepass detém 0,5% do mercado nacional de aviação civil. À frente dessa companhia estão apenas Latam, Azul e GoL — com 39%, 31% e 28%, respectivamente. A quinta posição é da MAP Transportes Aéreos LTDA, cuja fatia é de cerca de 0,1%.
Os dados fazem parte de um levantamento realizado por Oeste em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As informações levam em conta todos os voos realizados em 2024 até o mês de junho, o recorte disponível mais atual.
Acidente com o avião da Voepass
Na tarde desta sexta-feira, um avião turboélice operado pela Voepass caiu na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. A aeronave ATR-72 tinha como destino ao aeroporto paulista de Guarulhos e decolou de Cascavel, no Estado do Paraná, às 11h58 do mesmo dia.
De Passaredo a Voepass
Fundada em 1995 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, com nome de Passaredo, a Voepass entrou em recuperação judicial em 2012. Sua dívida era estimada em R$ 150 milhões.
Segundo o protal UOL, o processo durou até 2017 e em 2019. A companhia mudou o nome de Passaredo para Voepass.