Nesta quinta-feira, 25, a Defesa Civil emitiu um alerta para a chegada de um vórtice ciclônico no Estado de Santa Catarina. O fenômeno deve trazer chuva superior a 100 milímetros até o próximo domingo, 28.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Vórtice ciclone é um sistema de baixa pressão, que fica localizado a cinco quilômetros de altitude. Ele é caracterizado por um movimento descendente de ar frio e seco, que se choca com ar quente e úmido. Por causa disso, o alerta de chuva se acende.
Nesta quinta-feira e na sexta-feira 26, a chuva vai se manter persistente ao longo de todo o litoral catarinense, com acumulados que podem variar entre 30 e 50 centímetros.
Leia também: “Grande perigo: Instituto Nacional de Meteorologia emite alertas de chuvas para SP, RJ e BA”
Já no fim de semana, o tempo vai seguir instável e a chuva vai ficar mais forte. Ela pode superar os 100 milímetros, principalmente entre o Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e em parte do litoral sul.
Além do vórtice ciclônico: ventos intensos atingem parte de Santa Catarina
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h. O fenômeno pode causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nas regiões da Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no norte e sul catarinense.
Leia mais: “Temporais das últimas semanas impactam 100 mil pessoas no RJ”
A Defesa Civil orienta que a população evite áreas alagadas, não atravesse pontes submersas e redobre a atenção com crianças próximo a rios. Se houver algum acidente, a orientação é ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Leia também: “São Paulo: governo envia ajuda humanitária para municípios depois de fortes chuvas”