Phil Spector foi um produtor musical especialmente ativo na década de 1960. Ele produziu discos de grandes nomes da música pop, como Tina Turner, Leonard Cohenos Beatles. Sua especialidade era o “wall of sound”, arranjos que à base de grandes orquestras e corais.
Conforme perdia a influência no panorama artístico, Spector foi mostrando sinais de desequilíbrio e um comportamento cada vez mais violento. Em 2003, foi acusado pelo assassinato de uma atriz em sua mansão de Los Angeles.
O filme Phil Spector (de 2013) é centrado no seu julgamento. Al Pacino, com uma mega peruca, faz o papel principal. Helen Mirren interpreta Linda Baden, que o assessora no tribunal. O grande problema para seus defensores é que a aparência enlouquecida de Spector equivale a uma confissão de culpa.
O filme foi escrito e dirigido por um dos grandes roteiristas de Hollywood, David Mamet. É mais contido do que poderia se esperar de uma história dessas. Mas o grande elenco garante uma hora e meia de interesse e tensão. Disponível na HBO Max.