ReelShort é o cruzamento da novela tradicional com o TikTok. Nasceu durante a pandemia de covid, e agora se transformou um novo gênero de ficção: novelas com capítulos de um minuto, ou pouco mais.
O ReelShort, uma empresa com capital parcialmente chinês, apostou em capítulos muito curtos, seguindo o padrão mais tradicional de novelas, com histórias básicas envolvendo paixão e vingança. Cada produção custa ao redor de 300 mil dólares e usa atores profissionais. Os títulos dizem muito: “Arrebatei um bilionário para ser meu marido”, “Eu me casei com uma uma noiva substituta”, “30 dias até me casar com o inimigo do meu marido”, “Minha linda mulher é uma ex-presidiária” e “Eu me casei sem você”. Tudo meio tosco, mas com historinhas viciantes.
Segundo matéria do New York Times, o aplicativo ReelShort teve um milhão de downloads em aparelhos com sistema iOS e 3 milhões em celulares Android. Em escala mundial, foram mais de 24 milhões de downloads. Os maiores mercados são os EUA, a India e as Filipinas.
Quem se inscreve no ReelShort começa a assistir os capítulos com uma quantidade inicial de “moedas”. E então as “moedas” acabam, e se você quiser assistir mais tem que pagar o equivalente a 5 dólares (cerca de R$ 25). Outros aplicativos estão explorando o potencial desse mercado – Sereal+, ShortTV, DramaBox e FlexTV.