O Advogado do Diabo (1997) leva essa conhecida expressão ao seu sentido mais explícito. Keanu Reaves faz o papel de Kevin, um advogado talentoso do interior, filho de pais religiosos, bem casado (com Charlize Theron). E ambicioso.
Um dia Kevin recebe o convite para trabalhar num grande escritório de Nova York com direito a um grande apartamento e salário farto. O dono do escritório é John Milton, interpretado sem qualquer freio por Al Pacino. Seu nome (tirado do poeta autor de “Paraíso Perdido”) é a pista óbvia – Milton é o próprio diabo, que passa boa parte do filme dando gargalhadas escandalosas e falando mal de Deus.
Kevin é tentado por clientes imorais, belas mulheres e uma vida permanente de luxo e futilidade. O que leva à sua corrupção, ao afastamento da mãe e ao enlouquecimento da mulher. O realismo do início vai se tranformando num filme de terror light e sutil com o boa direção de Taylor Hackford. É o tipo do drama cheio de exageros que se torna viciante. Talvez você, como tanta gente, decida assistir de novo. (No streaming do Max).