O impacto de Atração Fatal em 1987 foi tão forte que “Glenn Close” passou a ser sinônimo de “mulher maluca”. Seu diretor Adrian Lyne se tornou especialista em temas polêmicos. A história é muito simples. Dan (Michael Douglas), que é solidamente casado e com filhos, conhece Alex (Glenn Close) numa festa. Os dois têm uma noite de sexo selvagem e Dan volta para casa achando que aquela história acabou ali.
Mas não acabou. Alex não se conforma de ser “seduzida e abandonada”. Ela exige continuar o caso. Dan diz que foi só uma aventura. E Alex parte para a vingança direta e brutal contra a família inteira de Dan. O que inclui um inocente coelhinho.
A possibilidade de uma aventura com uma mulher virar uma ameaça tão radical se tornou um alerta a muitos homens. Interessante que essa ameaça mudou de forma. Passou a ser a acusação de assédio, sujeita a processo e execração pública. O que teve o seu lado bom: muitos homens passaram e perceber que existem limites a serem respeitados numa paquera.
Se fosse produzida hoje, Atração Fatal seria considerado um filme “machista” por não tratar a mulher como vítima? Não é preciso usar a imaginação. O filme foi transformado em uma minissérie atualizada para os olhos de hoje e está em cartaz pela Paramount. Mas essa já é outra história.
Atração Fatal – o filme original – está disponível pelo Oldflix.