Aos 81 anos, Susana Vieira compartilhou em uma entrevista ao programa Fantástico, neste domingo, 19, que é portadora de leucemia linfocítica crônica. A atriz também sofre com anemia hemolítica autoimune, ambas condições sanguíneas.
Leucemia linfocítica crônica é um tipo de câncer que começa quando certos componentes do sangue, chamados linfócitos, sofrem alterações. Esse processo é lento, e muitas pessoas não apresentam sintomas por alguns anos.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Já a anemia hemolítica autoimune é uma doença que se caracteriza pela destruição das células que produzem oxigênio no sangue. Esse dano é causado pelos próprios anticorpos do organismo.
Leia mais:
Ela disse que está “em paz” com sua saúde, apesar de serem doenças incuráveis. “É óbvio que, à medida que você envelhece, a preocupação aumenta, mas estou em paz”, disse Susana Vieira, na entrevista.
A atriz também esclareceu que um transplante de medula óssea não seria benéfico para o tratamento de sua leucemia.
A carreira de Susana Vieira
Susana Viera destacou como as dificuldades em sua vida amorosa e de saúde contribuíram para a construção de suas personagens.
“Tem algo espiritual que me invade e me permite interpretar esses personagens”, disse a atriz. “Consigo incorporar a tristeza da minha vida pessoal, das vezes que meus casamentos não deram certo ou dos períodos de doença, e isso me alegra porque, dentro de um estúdio, me sinto mais viva do que nunca.”
A atriz ainda afirmou que usa sua disciplina como um fator crucial para sua vitalidade. “A disciplina me trouxe até aqui”, explicou. “Estar assim aos 81 anos é resultado de disciplina, exercícios físicos e saúde mental.”
Ela disse que rejeitou a ideia de procedimentos estéticos para alterar sua aparência. “Faço exercícios, mas como de tudo”, afirmou. “Não me interesso por procedimentos estéticos faciais porque nunca precisei.”