A escritora Julia Donaldson ultrapassou J. K. Rowling, criadora da série de livros Harry Potter, em vendas no Reino Unido.
Conforme a consultoria Nielsen BookData, as cópias de exemplares de Julia excedem as de J. K. em 600 mil, atingindo 48,6 milhões.
Embora Julia lidere nesse quesito, J. K. permanece à frente em receita ao faturar £ 150 milhões a mais, por causa do valor agregado de suas obras. Em 2023, Julia vendeu mais de 3,1 milhões de cópias, 2 milhões a mais que J. K.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Julia é famosa por sua contribuição à literatura infantil, especialmente com The Gruffalo. Desde seu lançamento em 1999, o livro já vendeu mais de 8 milhões de cópias e foi traduzido para 107 idiomas e dialetos. A história, sobre um rato astuto, inspirou uma linha de produtos e foi ilustrada por Axel Scheffler.
A revista The Bookseller credita o sucesso de Julia, de 76 anos, a suas vendas “lentas e constantes”, comparadas aos “títulos que mais rapidamente venderam na história” de J. K. Julia, desde 1993, escreveu mais de 210 livros, mas apenas três superaram 1 milhão de cópias vendidas, cada.
Seu sucesso contínuo garantiu que, em 2023, ela arrecadasse £ 15,6 milhões, o que marcou o 14º ano consecutivo com receitas superiores a oito dígitos, um feito descrito pela The Bookseller como “sem igual”.
J. K. Rowling escreveu Harry Potter
J.K. construiu seu império financeiro não apenas com livros, mas também com as adaptações cinematográficas de Harry Potter, arrecadando quase US$ 8 bilhões em bilheterias mundiais. Desde Harry Potter e a Pedra Filosofal em 1997, vendeu mais de 1 milhão de cópias de 13 títulos no Reino Unido.
Julia também é reconhecida por seu papel como laureada infantil de 2011 a 2013. Ela possui animações baseadas em seus livros, incluindo uma versão da emissora BBC de The Gruffalo. Atualmente, o patrimônio líquido de Julia com vendas de livros é estimado em £ 85 milhões.