A venerável BBC é alvo de muitas críticas. Como toda estatal, a “velha senhora” (como é conhecida pelos contribuintes britânicos) vive inchada de funcionários. E seu jornalismo, embora não chegue ao nível de degradação da “grande” imprensa brasileira, também derrapa no esquerdismo.
Com todos os seus problemas, o BBC é uma instituição com uma história gloriosa. Antigamente a gente dependia de receptores de ondas curtas para ouvir a emissora. Agora temos acesso a todas o complexo de rádios pelo aplicativo ou site BBC Sounds. Eles souberam se adaptar à internet com muita competência.
São 21 emissoras disponíveis, entre elas várias de música pop (como a BBC1 e BBC 2). A BBC3 é voltada à música clássica. A BBC4, uma das mais interessantes, produz rádio teatro e leituras de livros com a BBC4X, dedicada ao humor. Temos a World Service, com notícias 24 horas por dia. Para quem quer treinar sotaques, existem emissoras específicas para a Escócia e o País de Gales. A CBeebies Radio toca música para acalmar bebês.
Mas a velha senhora não ficou só no tradicional rádio, e produz também um monte de podcasts específicos tratando de assuntos como jornalismo, esportes, livros, crimes, História, ciência, além de reportagens específicas. São 660 produções. E, como não somos cidadãos britânicos, não precisamos pagar por nada disso.
boa tarde.
na decada de 70 eu costumava ouvir, atraves das ondas curtas de um aparelho de radio GE, o servicp brasileiro da BBC.
Era transmitido diariamente as 19 horas, em portugues do Brasil, basicamente com noticias.
Havia um programa de musica semanal, chamado YE YE YE na BBC, que eu gostava muito.
Nao podemos esquecer que os Beatles estavam no auge e outros grupos ingleses tambem eram importantes naquela maravilhosa epoca.
Vou abrir esse app.
Obrigado pela dica.
Abracos a equipe Oeste.