A causa da morte de Sinéad O’Connor foi revelada um ano depois de seu falecimento. A cantora irlandesa, conhecida pelo sucesso Nothing Compares 2 U, morreu em virtude de uma exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma, conforme informaram fontes do jornal Irish Independent. Além disso, a artista enfrentava infecção leve do trato respiratório inferior.
O atestado de óbito, registrado em Lambeth, Londres, por seu marido, John Reynolds, confirma que Sinéad O’Connor faleceu em 26 de julho de 2023, aos 56 anos. Nascida em Dublin, em 1966, a cantora teve uma carreira marcada por sucessos e controvérsias.
A vida de Sinéad O’Connor
A artista teve uma infância difícil, marcada por abusos físicos e sexuais cometidos pela mãe. Sinéad O’Connor foi internada diversas vezes em clínicas de saúde mental e tentou tirar a própria vida em várias ocasiões. Em 2016, ficou desaparecida por 36 horas em Chicago.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Em 2022, Sinéad enfrentou o luto pela perda de seu filho Shane, de 17 anos, encontrado morto em Wicklow, na Irlanda. Na época, a artista declarou nas redes sociais que Shane “decidiu encerrar sua luta terrena”.
Polêmicas religiosas e mudança de nome
A cantora também foi envolvida em polêmicas religiosas. Convertida ao Islamismo em 2018, Sinéad O’Connor mudou seu nome para Shuhada ‘Sadaqat. Ela criticou a Igreja Católica por supostamente não proteger crianças de abusos sexuais e, em 1992, rasgou uma foto do papa João Paulo II durante um programa de TV. À época, tal atitude gerou grande repercussão.
Antes de sua morte, Sinéad O’Connor estava finalizando um novo álbum, planejando uma turnê e trabalhando na adaptação de sua autobiografia Rememberings para as telas.