Foram quase dez anos de espera, mas finalmente será lançada a continuação de O Contador, de 2016, filme de ação e suspense praticamente ignorado pela crítica e pelo público. O Contador 2, uma produção da Warner Bros. e Amazon MGM Studios, que deve chegar aos cinemas em 24 de abril, acabou de ganhar um trailer que parece apontar para um aspecto crucial a ser discutido na trama — o relacionamento entre Christian Wolff (Ben Affleck) e o irmão Brax (Jon Bernthal), e quanto da condição de Wolff, uma pessoa com síndrome de Asperger, afetou a convivência entre eles.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
No primeiro filme, acompanhamos a rotina de Christian Wolff como um contador habilidoso, focado na busca de soluções financeiras para seus clientes. No entanto, dada a condição de transtorno do espectro autista, logo se percebe no personagem que suas habilidades sociais são limitadas. Ao mesmo tempo, também é revelado que Wolff, graças à facilidade que tem com números, atua como contador de algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo.
O dilema ético e moral na história de 2016 é colocado em discussão quando o personagem de Ben Affleck é contratado para auditar os livros contábeis de uma companhia gigante de tecnologia, para então descobrir uma fraude de milhões de dólares. Ao tentar solucionar o caso, o que significa apontar os verdadeiros culpados, ele acaba colocando a própria vida em risco.
Violência e reflexão sobre transtorno do espectro autista
Em O Contador 2, o personagem Christian Wolff novamente enfrenta um dilema, tendo de escolher o caminho correto a seguir. E tudo começa quando o ex-chefe de Wolff é assassinado, o que chama atenção da agente do Tesouro norte-americano Marybeth Medina (Cynthia Addai-Robinson). E, para resolver o caso, ela é obrigada a recorrer às habilidades e à mente brilhante de Christian Wolff, mesmo que não concorde com os métodos que ele adota. Há muita violência no filme, mas também uma reflexão sobre o transtorno do espectro autista.
O elenco de O Contador 2 ainda conta com J.K. Simmons (Whiplash) e Daniella Pineda (Jurassic World: Domínio). O diretor, Gavin O’Connor, e o roteirista Bill Dubuque, os mesmos do filme original, estão de volta à sequência. O primeiro filme da série pode ser visto nos canais de streaming Prime Video e Max.