A escritora Roseana Murray, de 73 anos, realizou um sarau de poesia no Hospital Estadual Alberto Torres. Depois de ser atacada por três pit-bulls e ficar internada por 13 dias, Murray autografou 300 livros para os profissionais da saúde e da limpeza do hospital.
O ataque ocorreu em Saquarema (RJ), no último dia 5 de abril, e resultou em ferimentos graves que necessitaram de internação. Durante a recuperação, Murray encontrou força na poesia e decidiu compartilhar seu talento com os profissionais que a ajudaram.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Durante o sarau, a escritora autografou os exemplares de seus livros utilizando a mão esquerda. O gesto foi um agradecimento a todos os profissionais de saúde e limpeza do Hospital Estadual Alberto Torres.
Cirurgia de reconstrução e reaprendizado com a mão esquerda
Por causa do ataque ela perdeu o braço direito e uma orelha. Uma cirurgia reconstrutiva foi realizada no rosto e no braço esquerdo dela. A alta do hospital ocorreu em 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil.
Como ela perdeu o braço com o qual escrevia, buscou reaprender a escrever com a outra mão, argumentando que faria como as crianças fazem quando são alfabetizadas.
Murray cresceu no bairro do Grajaú e se formou no ano de 1973 em Literatura e Língua Francesa pela Université Nancy. Desde os anos 1980, esta carioca, nascida em 27 de dezembro de 1950, se especializou em escrever poesias para crianças.
Murray foi agraciada duas vezes com o prêmio de Melhor Poesia da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1986 e em 1990. Também venceu o Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2002).
Seu último livro é Suspiros de Luz, um conjunto de poesias, ao estilo haicai, no qual ela aborda aspectos da vida, da natureza, com destaque para a beleza da combinação de cores.