O francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) fez parte de uma missão cultural que chegou ao Brasil em 1816. Este é um dos poucos quadros que ele pintou por aqui em 15 dias. Mostra uma divisão do Exército que o governo português – com sede no Rio de Janeiro – mandou para o sul para tratar da chamada Questão Platina. A questão iria evoluir para a sangrenta guerra do Paraguai.
A cena foi pintada numa pequena tela na hoje conhecida como Praia Grande, de Niteroi. Sobre o cavalo branco está o imperador Dom João VI. Ao seu redor estão três figuras não identificadas, provavelmente o príncipe herdeiro, futuro Dom Pedro I, o infante Dom Miguel e o comandante das tropas portuguesas, o marechal-general Lorde Beresford. Seis anos depois seria declarada a independência do Brasil.
O quadro faz parte do Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e está incluido no site Google Arts & Culture.
Não, essas movimentações em Niterói foi feita com a Divisão de Voluntários Reais (Portugueses/Exército) que partiriam para a Guerra da Cisplatina e isso não tem relação com a Guerra do Paraguai que aconteceria cerca de 50 anos depois.