O feriado de Natal é uma oportunidade de as famílias se reunirem para assistir a filmes sobre a vida de Jesus e seus discípulos.
As plataformas de streaming têm em seus catálogos grandes produções que agradam aos fiéis e aos que têm interesse apenas no papel histórico do Cristo.
The Chosen
Em The Chosen: os Escolhidos, Jesus é apresentado como um homem extremamente carismático e amigável. O roteiro é dramático, mas leve e divertido em diversas cenas, que mostram, por exemplo, a forma como Jesus lidava com as crianças e com seus 12 apóstolos. Nada óbvio, o enredo consegue aproximar o público da divindade.
Lançada em dezembro de 2017, a série já foi vista por mais de 576 mil pessoas em 197 países, sendo especialmente popular entre os espectadores dos Estados Unidos e no Brasil.
Leia também: “2024 no cinema”
As três temporadas da série estadunidense estão disponíveis na Netflix, Globoplay e no aplicativo no app The Chosen, de forma gratuita
A Estrela de Belém
A animação infantil A Estrela de Belém retrata a história do nascimento de Jesus Cristo por uma perspectiva inusitada: a dos animais que os cercam. O cenário e os diálogos da animação buscam uma maior identificação das crianças com a narrativa religiosa.
O personagem Bo é um jovem asno exausto por ficar preso no estábulo. Com seu melhor amigo, o pássaro Davi, ele busca uma forma para tentar escapar. Depois de se esconder em uma festa de casamento, ele é encontrado pela recém-casada Maria.
Confira: “Outro streaming no mercado: FilmBox+”
Aos cristãos, um alerta: José é retratado na trama como um homem um tanto mal-humorado. Uma tentativa que pode deturpar sua imagem consagrada do pai de Jesus.
O filme está disponível na Amazon Prime Video e na Netflix.
Paulo, Apóstolo de Cristo
Paulo (James Faulkner) era conhecido como um cruel perseguidor de cristãos no seu tempo. Mas um encontro com o próprio Jesus fez dele o maior entre todos os discípulos. Figura mais importante do cristianismo, Paulo era um apaixonado por Jesus e levava adiante todos os ensinamentos do seu Deus.
Durante quase toda a narrativa, o apóstolo permanece numa cela como prisioneiro de Roma, proferindo palavras sobre o bem e falando da razão da sua fé. O filme também mostra sua influência sobre Lucas (Jim Caviezel), que nunca conheceu Jesus, mas, pelas histórias de Paulo, se tornou um grande discípulo e um dos autores das Sagradas Escrituras.
Disponível no Youtube, Apple TV, Google Play Filmes e Amazon Prime Vídeo.
A Paixão de Cristo
Uma das mais populares adaptações da bíblica para o Cinema, o longa dirigido por Mel Gibson retrata as últimas 12 horas da vida de Jesus antes da crucificação.
Um dos filmes religiosos mais populares da história do cinema, A Paixão de Cristo é também o que retrata de forma mais realista a violência de Roma contra Jesus em seu martírio.
O filme está disponível em plataformas como Claro TV, Prime Vídeo e Star+.