Por conta dos incêndios devastadores que assolam a área de Los Angeles, até mesmo a temporada de premiações de cinema e TV estão sendo afetadas. Executivos do Sindicato de Atores de Cinema (Screen Actors Guild) decidiram cancelar o anúncio ao vivo das indicações ao 31º SAG Awards, que ocorreria ontem no Shrine Auditorium & Expo Hall, em Los Angeles. A promessa é que o anúncio dos concorrentes seja feito ainda hoje, 8 de janeiro, mas não haverá nenhum evento formal. Em vez disso, as indicações serão reveladas apenas por meio de um comunicado à imprensa.
O SAG Awards fez pronunciamento pelas redes sociais: “Em uma abundância de cautela para a segurança de nossos apresentadores, convidados e equipe, o anúncio presencial ao vivo das indicações ao 31º SAG Awards anual foi cancelado devido aos incêndios florestais e às condições adversas de vento em Los Angeles. Os indicados serão revelados amanhã às 7:30 (Horário do Pacífico) por meio de um comunicado à imprensa e do site do SAG Awards. Estamos ansiosos para celebrar esses atores incríveis e seu trabalho na cerimônia do SAG Awards, em 23 de fevereiro. Enquanto isso, pedimos a todos que fiquem seguros”.
Tradicional e bastante respeitada na indústria norte-americana, a premiação do Sindicato dos Atores é também um termômetro muito preciso para as previsões na cerimônia do Oscar. Todos os atores e as atrizes em Hollywood, sem exceção, são sindicalizados. São eles que votam no sindicato. E, como praticamente todos eles também fazem parte dos acadêmicos do Oscar, os votos geralmente se repetem. A atriz Fran Drescher, presidente do SAG, pretendia realizar um evento clássico. A cerimônia teria Kristen Bell como anfitriã, além de Joey King e Cooper Koch como convidados especiais para anunciar os indicados. A veterana Jane Fonda estaria presente para receber o Life Time Achievement — um prêmio especial pela carreira, a maior honraria concedida pela organização. Mas o fogo tomou conta de Los Angeles.
Corrida pelo Oscar — Incêndio cancela sessão especial do brasileiro Ainda Estou Aqui
Até mesmo o Brasil foi prejudicado por conta dos incêndios em Los Angeles. Uma exibição especial de Ainda Estou Aqui estava programada como parte da campanha de filmes candidatos ao Oscar, mas teve de ser cancelada. Além das participações do diretor Walter Salles e de sua protagonista, Fernanda Torres, premiada com o Globo de Ouro de melhor atriz, o evento seria apresentado pelo cineasta Guillermo Del Toro e contaria com as presenças de diversos votantes do Oscar. Ainda Estou Aqui está na corrida para receber indicações nas categoria de melhor filme, direção, atriz e ainda filme estrangeiro.
Com diversos focos de incêndio por toda Los Angeles ainda não controlados, a cidade se vê obrigada a impor inúmeras alterações, o que inviabiliza todos os eventos relacionados à temporada de premiações. Além do brasileiro Ainda Estou Aqui, a produção franco-mexicana Emília Perez, da Netflix, também teve uma sessão especial cancelada. A votação da Academia do Oscar se encerra no dia 12 de janeiro, e o anúncio dos indicados acontece no dia 17 de janeiro.