O diretor sul-coreano Hwang Dong-hyuk não era um desconhecido quando criou a série Round 6, que estreou na Netflix em 2021. Havia trabalhado em sucessos como Silenced, um dos maiores da história do seu país.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Mas chegou mesmo ao topo da fama com Round 6. O enredo remete sua experiência aos tempos em que ele era um desconhecido. E endividado.
Não à toa, o protagonista, Seong Gi-hun (Lee Jung-jae) tem perfil semelhante. Luta pela sobrevivência depois de ficar desempregado.
O bairro em que ele mora com a mãe, Ssangmun-dong, é uma área residencial com muitas casas simples e apartamentos voltados para a classe trabalhadora de Seul.
Foi onde o diretor Dong-hyuk cresceu. O local o inspirou a criar a série. Não é uma região de luxo, reflete o cotidiano de muitos moradores em crise financeira na metrópole sul-coreana.
Ssangmun-dong simboliza a luta de Gi-hun para sobreviver em meio às dívidas e cuidar da mãe idosa.
A escolha desse bairro reforça o contraste entre sua realidade e a promessa ilusória de riqueza, em jogos como o de apostas em corridas de cavalos.
Homem pacato e idealista, o protagonista se vê pressionado por credores ligados ao crime, que o ameaçam com ações violentas.
Numa noite, solitário em uma estação do metrô, é abordado por um homem elegante. Que o desafia com uma brincadeira de criança. Precisa virar uma figurinha com um tapa.
Se conseguir, recebe uma bolada em dinheiro. Se não, leva um tapa na cara, como nos tempos de menino.
A questão do dinheiro, porém, já é a isca para uma nova realidade, a de um adulto endividado. A da competição desenfreada. A da busca de ser o mais forte para sobreviver.
Ele se despede com a grana, que logo será gasta, e com um cartão de visitas. Basta ligar, se quiser novos desafios.
Gi-hun vive longe da filha. Da ex-mulher, não tem o respeito. Precisa de dinheiro e não tem perspectivas. Sem saída, liga. À espera de um milagre. Ao entrar no jogo, conhece várias pessoas em sua situação. Faz amigos.
Mas continua lutando pela sobrevivência, de uma maneira muito mais direta e cruel. Sem Não muito diferente dos tempos em que ele viva livre e acomodado pela cidade.
Leia mais: “Sony confirma 2ª temporada de Last of us em abril”
A série tem um estilo que combina elementos de suspense, drama, crítica social e thriller psicológico. Usa cores vibrantes e cenários aparentemente infantis para criar um contraste com a violência brutal e o desespero.
A primeira temporada, lançada em 2021, está no topo da audiência da Netflix, com 265,2 milhões de visualizações. A segunda já se tornou a maior estreia da história da plataforma.
A mistura de entretenimento e aspectos da realidade, tornou Round 6 um fenômeno cultural. Com símbolos de um passado inocente e de um presente perturbador.
A boneca das luzes vermelha e verde mostra isso. Sua fala, metálica e assustadora, viralizou em aplicativos como o TikTok. A série alcança todas as gerações que buscam um sentido na vida.