A atriz espanhola Marisa Paredes, que conquistou um lugar de destaque na cinematografia de Pedro Almodóvar, morreu na madrugada desta terça-feira, 17, aos 78 anos. A Academia de Cinema da Espanha confirmou a notícia.
Paredes participou de 75 filmes ao longo de sua carreira. Ela ficou famosa por interpretar personagens femininas fortes. Em várias produções de Almodóvar, a atriz marcou presença com papéis memoráveis. Entre os filmes estão Maus Hábitos (1984), De Salto Alto (1991), A Flor do Meu Segredo (1995), Tudo Sobre Minha Mãe (1999) e A Pele Que Habito”
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Marisa Paredes iniciou sua trajetória no cinema aos 14 anos
Formada pela Escola de Arte Dramática de Madri, Paredes iniciou sua trajetória no cinema aos 14 anos. Ela participou do filme Esta Noche Tampoco, dirigido por José Osuna. Sua carreira internacional também foi notável. A atriz fez participações em filmes como A Vida É Bela, do cineasta italiano Roberto Benigni, e A Espinha do Diabo, de Guillermo del Toro.
De 2000 a 2003, Paredes presidiu a Academia de Cinema da Espanha. Em 2018, a instituição lhe concedeu o Prêmio Goya, em reconhecimento à sua carreira brilhante. O Ministério da Cultura espanhol lamentou sua morte e destacou seu legado e suas conquistas ao longo de mais de 60 anos de trajetória artística.
“Em seus mais de 60 anos de carreira, foi premiada, entre outros, com o Prêmio Nacional de Cinematografia e a Medalha de Ouro ao Mérito nas Belas Artes”, disse o ministério. “Descanse em paz!”