A edição de 2024 do Miss Brasil Mundo, inicialmente agendada para ocorrer de 26 a 30 de maio em Machadinho, no norte do Rio Grande do Sul, foi adiada pela organização do evento.
A decisão, tomada mesmo sem Machadinho ter sido diretamente afetada pelas recentes chuvas no Estado, visa a expressar solidariedade às vítimas e considerar as dificuldades logísticas de transporte.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Marina Fontes, diretora-geral do Concurso Nacional de Beleza (CNB), responsável pelo evento, comentou a severidade da situação no Rio Grande do Sul.
“Estamos passando por um período extremamente difícil, com cenas de profunda tristeza”, explicou Marina ao jornal Folha de S.Paulo. “Em respeito a este momento delicado, optamos por não realizar o evento agora, pois não há ambiente para celebrar a eleição de uma nova Miss Brasil Mundo.”
Compromisso humanitário do Miss Brasil Mundo
Marina Fontes também enfatizou o compromisso do concurso com iniciativas humanitárias. “Estamos usando nossa plataforma e a popularidade de nossas misses e misters para fomentar a coleta de doações e aumentar a conscientização sobre a situação”, acrescentou.
Letícia Frota, a atual Miss Brasil Mundo, e Isadora Murta, a Miss Supranational Brasil, estão à frente das campanhas de arrecadação. Letícia, que também foi vencedora da prova Beleza Com Propósito no Miss World 2024 na Índia, ressaltou a necessidade de mobilização social.
Leia também: “Chuvas: conheça o histórico das inundações no Rio Grande do Sul”
“É crucial que nos unamos para apoiar as vítimas, seja com doações de alimentos, roupas e itens de higiene ou prestando suporte emocional”, declarou Letícia Frota. “Juntos, temos a força para superar essa adversidade.”
Ajuda às vítimas no Rio Grande do Sul
Outros representantes de franquias de concursos de beleza no Brasil, como Morgana Carlos, do Miss Brasil Terra; e Adriana Yanca, do Miss Grand Brasil, também se envolveram na causa. No Miss Brasil Universo, um vídeo com ex-vencedoras, como Maria Brechane, Julia Gama e Gabriela Markus, está sendo divulgado nas redes sociais para incentivar apoio e doações.
Matheus Maia, o atual Mister Brasil CNB e natural do Rio Grande do Sul, tem usado suas redes sociais para discutir a tragédia. “Parece um pesadelo, mas vejo uma luz no engajamento das pessoas”, comentou Maia. “Como Mister Brasil, estou usando minha posição para chamar atenção para o estado e solicitar ajuda.”