Começou nesta terça-feira, 9, a Mostra Holocausto no Cinema, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Com curadoria do diretor-geral do museu, o cineasta André Sturm, a exposição terá 19 títulos, entre ficções e documentários.
A mostra vai até o dia 28 de abril e inclui títulos como Uma Vida: A História de Nicholas Winton. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do MIS, que fica na Avenida Europa, 158, no bairro paulistano de Jardim Europa.
Além da mostra, o museu já conta com a exposição A Tragédia do Holocausto: a Vida de Julio Gartner.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
O longa Uma vida — A história de Nicholas Winton, estrelado por Anthony Hopkins, inaugura a mostra. Lançado em março nos cinemas brasileiros, o filme conta a história do britânico que salvou mais de 600 crianças, em sua maioria judia, levando-as de Praga, na República Tcheca, para Londres, no Reino Unido, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.
Outros filmes da mostra no MIS sobre o Holocausto
Além disso, estão na programação filmes como Adeus, Meninos, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, e Noite e Neblina, editado apenas dez anos depois da descoberta dos campos de concentração mantidos pela Alemanha nazista. Também haverá a exibição de longas inéditos no Brasil, como os documentários Histórias de Muranow (Chen Shelach) e Sabotagem (Noa Aharoni).
No dia 18 de abril, a programação conta com um bate-papo com os diretores e produtores do filme Sobrevivi ao Holocausto, de Marcio Pitliuk e Caio Cobra.
Leia também: “O veneno antissemita”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição da Revista Oeste
E mais: “A menina da ‘Noite dos Cristais'”, por Eugenio Goussinsky
Revista Oeste, com informações da Agência Estado