Era uma vez dois irmãos e um amigo com muito senso de humor. Eles se chamavam Jerry e David Zucker e Jim Abrahams. Formaram o trio conhecido como ZAZ. Primeiro fizeram uma peça de teatro chamada Kentucky Fried Theater. O sucesso os levou ao cinema, onde produziram obras primas da paródia, como o Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu e Top Secret!
The Naked Gun, de 1988, (traduzido como “Corra que a Polícia vem Aí”) fez tanto sucesso que teve duas continuações. E lançou de vez o ator “sério” Leslie Nielsen para a comédia no papel do detetive Frank Drebin. Todos os clichês de filmes policiais são revisitados e o senso de humor do trio ZAZ não conhece limites. É bom demais assistir a uma comédia produzida antes da censura imposta pelos patrulheiros woke.
Algumas das cenas de Corra que a Polícia Vem Aí são clássicas da estética “quinta série”. Como quando Drebin, participando de uma conferência, sai para fazer um longo xixi e esquece o microfone ligado. Ou quando vai salvar a Rainha Elizabeth de um atentado e cria uma imagem desastrosa para os jornais. Drebin disfarçado como um cantor de ópera fazendo a pior interpretação de todos os tempos do hino nacional dos EUA na abertura de um jogo de basebol. Ou ainda quando começa a paquerar Jane (Priscilla Presley) e a cena se transforma num clipe da MTV.
The Naked Gun (“a arma nua”) ainda ficou célebre por ter feito uma espécie de justiça antecipada. O atleta/ator O J Simpson, condenado por ter assassinado a esposa seis anos depois deste filme, faz o papel do detetive Nordberg – que sofre terríveis (e cômicos) incidentes do início ao fim da história.
Um quarto filme da série foi anunciado para julho do ano que vem. No papel do filho de Frank Drebin teremos o soturno Liam Neeson estreando em comédias.
Corra que a Polícia vem Aí está disponível pela Paramount+.
O colunista escreve “Debrin”, depois “Drebin” (grafia correta), e por ultimo “Derbin”.
Obrigado, Carlos. Corrigido.
Kkkkkkkkkkkk, -ai caramba!!!!! Bons tempos em tínhamos bons filmes!!!!!!