O Brasil já foi uma potência de telenovelas. Não é mais. Hoje, são os turcos que dominam essa linguagem e exportam produtos de alta qualidade.
Um dos melhores exemplos disso é Iludida. Foi adaptada da série britânica Doctor Foster, produzida pela BBC. A versão turca consegue ser mais envolvente. Mesmo passado num país muçulmano, não existe qualquer restrição aparente – as mulheres se vestem como querem, bebidas alcoólicas são servidas sem problema.
Iludida conta a história de uma médica, a doutora Asya, que descobre que seu marido leva uma vida dupla com uma mulher mais jovem. Asya tenta um acordo, mas o marido é um completo idiota e faz tudo errado. Asya inicia então seu implacável plano de vingança.
A novela vale entre outros detalhes pela incrível interpretação da protagonista Cansu Dere. Ela já havia mostrado seu talento em Ezel, que passou na rede Bandeirantes e que alguém poderia fazer o favor de reprisar no Brasil. Cansu, no papel de Asya, mostra o impressionante domínio que tem na arte da interpretação. Cada segundo que a câmera a mostra em close é intenso.
PS – Iludida está no streaming Max. assista a versão dublada. É mais divertida.
Quanto mais abocanhar o mercado da Globe, melhor. Vou até divulgar para as mulheres da minha família. A Globe que se f***.