Melanie (Tippi Hedren) está num pet-shop de San Francisco (California) querendo comprar um pássaro para sua tia. Surge uma paquera entre ela e o advogado Mitch (Rod Taylor). Melanie decide procurar Mitch na cidadezinha litorânea de Bodega Bay.
O início de um longa como esse não poderia parecer mais inocente e trivial… Acontece que Os Pássaros (1963) era um projeto do rei do suspense, Alfred Hitchcock. Ele estava surfando o enorme sucesso de Psicose e resolveu fazer seu filme mais ousado. Partiu de um conto da escritora inglesa Daphne du Maurier (1907 – 1989) adaptado para cinema pelo roteirista Evan Hunter.
Quando Melanie chega a Bodega Bay algo estranho acontece. Pássaros começam a se tornar cada vez mais agressivos. Corvos e gaivotas atacam as pessoas sem qualquer razão. Os pássaros começam a fazer um “cerco” à cidade num clima cada vez mais pesado. Gente começa a aparecer ferida. Um dos cidadãos tem os olhos furados pelos bicos das aves.
O mais terrível de Os Pássaros é que não existe uma razão para tudo isso. Os pássaros não estão drogados, não estão dominados por alienígenas, nada. Apenas agem com agressividade sem sentido. O que gerou um monte de interpretações psicológicas sobre Alfred Hitchcock (1899 – 1980).
Os Pássaros está disponível pelo streaming Oldflix. Se você assistir, não se esqueça que não havia truques de computação gráfica em 1963. Milhares de pássaros foram treinados para o filme. E nem sempre agiram sob controle.
Obra prima! 👏👏👏
Sempre!