Enquanto a música era celebrada em Los Angeles, durante a entrega do Prêmio Grammy, do outro lado do Atlântico os britânicos faziam a festa do cinema com o 45º London Critics’ Circle Film Awards. O Brutalista, drama dirigido por Brady Corbet, ambientado no pós-Segunda Guerra, foi eleito o melhor filme do ano. A história é sobre o arquiteto húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa, Erzsébet (Felicity Jones), que fogem da Europa destruída em direção à América. O sonho é poder reconstruir a vida em um novo país que promete oferecer muitas oportunidades. E László realmente tem sua chance ao conhecer um rico e carismático industrial, Harrison Van Buren (Guy Pearce), que oferece ao arquiteto a oportunidade de realizar o sonho americano.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Conclave, suspense assinado por Edward Berger que desenvolve uma trama passada no Vaticano, levou dois prêmios, incluindo filme britânico/irlandês do ano e ator do ano para Ralph Fiennes. Nickel Boys foi reconhecido com o prêmio de diretor do ano, para RaMell Ross, além do prêmio de realização técnica pela fotografia em primeira pessoa de Jomo Fray. Já a comédia de humor negro A Verdadeira Dor conquistou os prêmios de melhor roteiro do ano, para o ator-diretor-roteirista Jesse Eisenberg, e ator coadjuvante do ano para Kieran Culkin.
Zoe Saldaña desafia críticas e polêmicas
Tendo de enfrentar uma onda gigante de escândalos, graças sobretudo às polêmicas declarações de Karla Sofía Gascon, o drama musical Emilia Perez viu sua estrela Zoe Saldaña ser agraciada com o prêmio de melhor atriz coadjuvante. No final da noite, Saldaña acabou sendo homenageada duas vezes pelo Critics’ Circle Film, pois momentos antes havia sido anunciada como a vencedora do Prêmio Honorário Derek Malcolm de Inovação, apresentado na cerimônia pelas estrelas America Ferrera e Colman Domingo.
O segundo prêmio honorário da noite, o Dilys Powell, de excelência em cinema, foi para ex-007 Daniel Craig, 20 anos depois de ganhar o prêmio de ator britânico do ano por Amor Obsessivo. Craig recebeu o prêmio das mãos de Lesley Manville, sua colega de elenco em Queer, de Luca Guadagnino, pelo qual ele também foi indicado a ator do ano.
A Substância, o esquisito e indigesto terror estrelado por Demi Moore, e Um Completo Desconhecido, recorte da vida do músico e cantor folk Bob Dylan, acabaram saindo de mãos vazias da premiação.