Quem já visitou o Museu do Louvre, em Paris, sabe onde está a sala mais congestionada. Existe uma espécie de peregrinação permanente até o quadro de Mona Lisa, pintada por Leonardo da Vinci em algum ponto entre 1503 e 1519 provavelmente na cidade de Firenze, na Italia. Geralmente os visitantes do Louvre se espantam pelo tamanho diminuto do quadro.
O que deixou o quadro de Da Vinci tão popular? Ninguém sabe. Qual a identidade da mulher retratada? Segundo Enciclopédia Britânica, ela poderia ser Lisa del Giocondo, a mulher de um mercador de Firenze, o que gerou o nome alternativo de La Gioconda. Outra teoria diz que a modelo tenha sido a própria mãe do pintor, Caterina. Uma terceira possibilidade é que o quadro seja um autorretrato do próprio Da Vinci numa versão feminina.
![](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/mona-lisa-moldura.jpg)
A Mona Lisa foi descoberta na casa de Da Vinci quando ele morreu em 1519. O quadro foi adquirido primeiramente pelo rei da França, Francis I. Depois ficou pendurada no quarto de Napoleão Bonaparte. No início do século 19 foi para o Museu do Louvre. Em 1911 a Mona Lisa foi roubada, o que aumentou ainda mais a sua fama. Visitantes iam ao museu para admirar o espaço vazio. Entre os suspeitos presos estava o pintor Pablo Picasso. Em 1913 o quadro foi achado no caminhão de um italiano chamado Vincenzo Peruggia, que trabalhou no museu e queria devolver a obra à Italia.
Uma canção para Mona Lisa
Durante a Segunda Guerra, a Mona Lisa foi escondida em vários locais do interior da França para que não caísse em poder dos nazistas. Terminada a guerra, o quadro foi exibido em museus de Nova York, Washington, Tóquio e Moscou até retornar ao Louvre.
Em 1950 o cantor Nat King Cole gravou uma canção de Ray Evans e Jay Harold Livingston em homenagem à misteriosa mulher retratada por Leonardo Da Vinci. A letra da música, livremente traduzida para o português, diz o seguinte:
“Mona Lisa, Mona Lisa / Os homens te deram um nome / Você é tão parecida com a dama do sorriso místico / Só porque você está sozinha / Eles te culparam / Por essa estranheza de Mona Lisa em seu sorriso / Você sorri para tentar um amante, Mona Lisa / Ou essa é sua maneira de esconder um coração partido? / Muitos sonhos foram trazidos à sua porta / Eles apenas ficam lá, e morrem lá / Você é quente, você é real, Mona Lisa? / Ou apenas uma fria e solitária, adorável obra de arte?”