A série Law & Order foi criada por Dick Wolf em setembro de 1990 com uma marca muito própria. Detetives de Nova York investigavam um caso a cada episódio em estilo realista, com filmagens em locações e marcas de horários para cada cena. A base da série era repetida a cada episódio: “No sistema judiciário criminal, o povo é representado por dois grupos distintos porém igualmente importantes: a polícia, que investiga os crimes, e os promotores de justiça que processam os autores. Estas são as suas histórias”.
O Law & Order original ficou 20 anos no ar e voltou ao ar em 2022. Vários spin-offs foiram lançados com a marca Law & Order: “Criminal Intent”, “Trial by Jury”, “UK”, “Organized Crime”, “Los Angeles”. Mas nenhuma dessas variações fez tanto sucesso quando “Law & Order: Special Victims Unit”.
O “SVU” está no ar há desde 1999 cumprindo incríveis 25 temporadas consecutivas. Sua protagonista, Mariska Hargitay (como a capitã Olivia Benson), presente desde o primeiro episódio, hoje ganha mais de meio milhão de dólares por episódio.
Qual o segredo de L&O: SVU? É um mistério. Como se trata de uma série que trata de violência sexual, talvez ela mexa com um lado mais obscuro dos espectadores, pois a série é um desfile permanente de perversões baseadas em casos reais. O bom elenco original (com Hargitay, Christopher Meloni, Richard Belzer e Ice-T) criou uma base fiel na audiência, mas já foi muito modificado. Mesmo assim a série continua firme, rumo à 26a temporada.
Law & Order: SVU está disponível pelo streamings da Netflix. Infelizmente, limitada a cinco temporadas.