O holandês Rembrandt (1606-1669) não costumava, como outros pintores de seu tempo, retratar cenas da mitologia greco-romana. Abriu uma exceção para a cena “O rapto da Europa”, inspirada pelo poeta romano Ovídio.
Segundo a lenda reproduzida por Ovídio, o deus Júpiter se disfarçou como um touro branco para sequestrar princesa Europa. O quadro de Rembrandt, criado em 1632, funciona como uma fotografia do momento exato da abdução. A dramática cena é descrita assim no site do J Paul Getty Museum de Los Angeles, onde a tela está exposta:
“Desnorteada, Europa agarra o chifre do touro, enfia os dedos no seu pescoço e se vira para olhar seus companheiros à beira da água. Uma jovem cai no chão e levanta os braços alarmada, deixando cair no colo a guirlanda de flores destinada ao pescoço do touro, enquanto sua amiga junta as mãos consternadas e observa impotente. O cocheiro acima se levanta e olha horrorizado para a princesa que está partindo (…) A luz do sol atravessa as nuvens e reflete na água, mas o céu atrás das árvores é escuro e agourento”.