Entre tantas séries sobre médicos, Grey’s Anatomy surgiu em 2005 com um toque original: trataria da vida num hospital fictício de Seattle, com um toque dos romances de telenovela. A protagonista, Meredith Grey (Ellen Pompeu), começa a série no seu primeiro dia de trabalho.
20 anos depois, Grey’s Anatomy inicia sua 21a temporada e se torna a quarta série mais longa em cartaz. As outras: Law & Order: Special Victims Unit (25 temporadas), Law & Order (23) e NCIS (21).
Foram 20 anos agitados até agora. A doutora Meredith escapou quatro vezes da morte. Os médicos trataram 140 casos de tumores. Cada episódio leva um mês para ser escrito, depois segue para três semanas de produção e duas semanas de edição. Ellen Pompeu continua no elenco mas já não participa de todos os episódios.
Depois da estreia na TV, Grey’s Anatomy foi uma das séries que se deu bem no esquema de streaming. Uma maratona completa duraria mais de 100 horas de diagnósticos, cirurgias e casos amorosos. A criação da produtora Shonda Rhimes já soma 3,6 bilhões de horas de exibição em todo o mundo. As 19 primeiras temporadas estão disponíveis no Brasil pela Disney+.